Saiba como criar uma página de política de privacidade para o seu site

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Saiba como criar uma página de política de privacidade para o seu site

Se você chegou nesse artigo é porque talvez ainda esteja perdido com a Nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Fique tranquilo, agora você vai saber o que precisa ter na sua página de Política de Privacidade e como começar a sua.

Primeiramente, você precisa saber que a LGPD é uma lei que torna obrigatória uma prática que toda organização deveria ter, independentemente da regulamentação. Afinal de contas, ninguém gosta de saber que seus dados estão sendo vendidos ou usados de maneira irresponsável por alguém sem a sua autorização.

Por isso, hoje a transparência com os dados cumpre a lei e ainda ajuda a passar uma imagem de segurança e também de utilização responsável dos dados dos clientes. Caso ainda não possua em seu negócio, é muito recomendável que você crie uma página de política de privacidade. Vamos às dicas!

Saiba como criar uma página de política de privacidade para o seu site. Imagem Cadeado

Dicas para criar sua página de política de privacidade

Os termos de uma política de privacidade podem variar bastante a depender do negócio. De qualquer modo, existem três pilares indispensáveis para a política de qualquer empresa. São eles:

  1. Quais dados você coleta;
  2. Como e por que coleta esses dados;
  3. O que faz esses dados.

Essas três abordagens garantem uma base para explicar de maneira geral tudo o que envolve o compartilhamento de dados do usuário com você, mas é preciso se atentar aos detalhes, aos recursos utilizados pelo seu site e suas especificidades.

Para adaptar com maiores detalhes a política à sua empresa, pesquise referências da documentação disponível publicamente de seus concorrentes e outros negócios que habitam o mesmo segmento de atuação.

Também é muito importante dar outros meios de acesso à Política de Privacidade ao usuário. Por isso, não deixe de explicar como e em qual canal ele tomará conhecimento sobre possíveis alterações na política de privacidade. Por fim, deixe disponível um canal de atendimento para responder dúvidas dos usuários. Isso lhe dará maior credibilidade e segurança jurídica.

Qual ferramenta usar para criar a página de Política de Privacidade?

Vamos às duas principais opções:

1 – WordPress

A plataforma mais popular para criação de sites possui uma base já estruturada para a Política de Privacidade em seu menu de configurações, com sugestões de estrutura para a redação do documento. Como o WordPress é baseado em plug-ins, uma vantagem é o acesso às Políticas de Privacidade desses plug-ins, que além de darem uma noção mais completa de como o site atua, podem ser incorporadas em sua política.

2 – Geradores automáticos  

Os geradores oferecem uma opção mais rápida para a criação da política, sendo interessante se seu site não estiver hospedado em WordPress. No entanto, se deve observar que utilizar o texto bruto – sem modificar ou adaptá-lo para o seu negócio – não cobrirá totalmente seu site, podendo lhe gerar problemas no futuro. Por isso, o recomendável em todas as situações é buscar uma assessoria jurídica que possa analisar a demanda de sua empresa de forma individual e personalizada.

Gostou do conteúdo? Siga nosso Facebook e Instagram para sempre ficar sabendo dos novos conteúdos da Innsite!

CTA - SEO Analyzer

Receba Novidades No E-mail

Open chat
Precisa de ajuda?