Se você chegou nesse artigo é porque talvez ainda esteja perdido com a Nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Fique tranquilo, agora você vai saber o que precisa ter na sua PolÃtica Privacidade e como começar a sua.
Primeiramente, você precisa saber que a LGPD é uma lei que torna obrigatória uma prática que toda organização deveria ter, independentemente da regulamentação. Afinal de contas, ninguém gosta de saber que seus dados estão sendo vendidos ou usados de maneira irresponsável por alguém sem a sua autorização.
Por isso, hoje a transparência com os dados cumpre a lei e ainda ajuda a passar uma imagem de segurança e também de utilização responsável dos dados dos clientes. Caso ainda não possua em seu negócio, é muito recomendável que você crie uma página de polÃtica de privacidade. Vamos à s dicas!
Os termos de uma polÃtica de privacidade podem variar bastante a depender do negócio. De qualquer modo, existem três pilares indispensáveis para a polÃtica de qualquer empresa. São eles:
Essas três abordagens garantem uma base para explicar de maneira geral tudo o que envolve o compartilhamento de dados do usuário com você, mas é preciso se atentar aos detalhes, aos recursos utilizados pelo seu site e suas especificidades.
Para adaptar com maiores detalhes a polÃtica à sua empresa, pesquise referências da documentação disponÃvel publicamente de seus concorrentes e outros negócios que habitam o mesmo segmento de atuação.
Também é muito importante dar outros meios de acesso à PolÃtica de Privacidade ao usuário. Por isso, não deixe de explicar como e em qual canal ele tomará conhecimento sobre possÃveis alterações na polÃtica de privacidade. Por fim, deixe disponÃvel um canal de atendimento para responder dúvidas dos usuários. Isso lhe dará maior credibilidade e segurança jurÃdica.
Vamos às duas principais opções:
A plataforma mais popular para criação de sites possui uma base já estruturada para a PolÃtica de Privacidade em seu menu de configurações, com sugestões de estrutura para a redação do documento. Como o WordPress é baseado em plug-ins, uma vantagem é o acesso à s PolÃticas de Privacidade desses plug-ins, que além de darem uma noção mais completa de como o site atua, podem ser incorporadas em sua polÃtica.
Os geradores oferecem uma opção mais rápida para a criação da polÃtica, sendo interessante se seu site não estiver hospedado em WordPress. No entanto, se deve observar que utilizar o texto bruto – sem modificar ou adaptá-lo para o seu negócio – não cobrirá totalmente seu site, podendo lhe gerar problemas no futuro. Por isso, o recomendável em todas as situações é buscar uma assessoria jurÃdica que possa analisar a demanda de sua empresa de forma individual e personalizada.
Gostou do conteúdo? Siga nosso Facebook e Instagram para sempre ficar sabendo dos novos conteúdos da Innsite!