Site profissional em 2023 – Por que a sua empresa precisa de um site?
Com toda a certeza você já se fez a seguinte pergunta: “Será que preciso de um site?”, afinal – você pode dizer – já tenho um perfil no instagram e uma página no facebook. A resposta para essa pergunta simples, se você deseja superar o amadorismo e se destacar da concorrência, você certamente precisa de […]
Com toda a certeza você já se fez a seguinte pergunta: “Será que preciso de um site?”, afinal – você pode dizer – já tenho um perfil no instagram e uma página no facebook.
A resposta para essa pergunta simples, se você deseja superar o amadorismo e se destacar da concorrência, você certamente precisa de um site! Na verdade, todos precisamos.
As redes sociais cumprem o seu papel de gerenciar a sua imagem, se comunicar com o seu público de maneira mais direta, porém ela não substitui a necessidade de um site. Pense comigo, quando foi a última vez que você buscou um nutricionista ou um advogado no Instagram? Bom, se o seu comportamento é igual ao de 98% dos internautas, você certamente nunca procurou por um profissional através do Instagram, você utilizou o Google para isso.
Ninguém utiliza as redes sociais para buscar informação de alto valor.
Vejamos o exemplo, ao buscar por “Nutricionista” no Google o resultado que eu obtive foram as informações de contato, rota e website.

Agora eu te faço a seguinte pergunta, em uma pesquisa você já ligaria para o profissional para marcar uma consulta ou navegaria em seu site, conheceria mais sobre o profissional, veria seus cases de sucesso e por fim entraria em contato?
Vamos a um outro caso, ainda usando um nutricionista como exemplo. Digamos que você esteja de dieta e gostaria de incluir um doce na sua refeição, mas você sabe que dieta e doce não combinam, então você resolve fazer uma pesquisa na internet: “Doces para comer em dieta”. Pergunta-se, onde você irá fazer essa pesquisa? No Instagram, no Facebook? Não, no Google.

E é aí que você terá a possibilidade de ser reconhecido por um novo cliente. Afinal, com um conteúdo bem escrito, transmitindo qualidade e confiança, certamente o leitor se interessará por mais conteúdos e poderá passar a te seguir, agora sim, nas redes sociais.
Ou seja, um site é imprescindível para qualquer negócio para ser descoberto, transmitir mais confiança e profissionalismo para o seu cliente e muito mais.
Veja motivos mais detalhados abaixo:
- Credibilidade: Um site profissional pode ajudar a aumentar a credibilidade da sua empresa ou marca. Ele pode fornecer informações detalhadas sobre o seu negócio, produtos ou serviços, e pode ser usado como um meio para mostrar suas referências e depoimentos de clientes satisfeitos.
- Visibilidade: Um site pode aumentar a visibilidade da sua empresa, permitindo que as pessoas a encontrem facilmente através de mecanismos de busca. Ele também pode ser usado como um meio para alcançar um público mais amplo, mesmo se você tem uma loja física local.
- Comunicação: Um site pode ser usado como uma ferramenta de comunicação eficaz para informar as pessoas sobre as atividades da sua empresa, incluindo eventos futuros, promoções, e novos produtos ou serviços.
- Vendas: Se você estiver vendendo produtos ou serviços, um site pode ser uma excelente ferramenta para aumentar as suas vendas. Ele pode permitir que as pessoas façam compras em seu site ou encaminhar as pessoas para o seu negócio físico.
- Atendimento ao cliente: Um site pode ser usado como uma ferramenta para melhorar o atendimento ao cliente, incluindo a disponibilidade de informações de contato, formulários de contato, e FAQs.
- Tráfego : Um site pode ajudar a atrair mais tráfego orgânico para sua marca e negócio, tendo assim a oportunidade de atrair mais clientes.
Agora que você já conhece alguns dos benefícios de se ter um site, nós separamos as etapas que utilizamos para o desenvolvimento de todo website:
Briefing
O primeiro passo é entender o objetivo do site e as necessidades do usuário. Isso pode incluir coletar informações sobre o público-alvo, as funcionalidades desejadas e os objetivos de negócios.
Estudos e pesquisas
Após entender os requisitos, o próximo passo é planejar o design do site. Isso inclui criar wireframes e mockups para ajudar a visualizar como o site deve se parecer e funcionar.
Desenvolvimento do layout
Após entender os requisitos, o próximo passo é planejar o design do site. Isso inclui criar wireframes e mockups para ajudar a visualizar como o site deve se parecer e funcionar. O designer passa por um processo de estudo para entender o público-alvo, quais são os melhores formatos para o site daquele cliente em específico.
Programação e integrações do site
Depois de ter um plano para o design do site e tê-lo aprovado, é hora de começar a desenvolvê-lo. Isso inclui a escrita de códigos e a criação de bancos de dados, se necessário. Assim como a integração com outros serviços e sites, como por exemplo um Gateway de pagamento.
Testes e validação
Antes de lançar o site, é importante testá-lo para garantir que ele esteja funcionando corretamente e que esteja de acordo com os padrões da web. Isso pode incluir testes de usabilidade, testes de compatibilidade e validação de código.
Lançamento
Depois de todos os testes e validações estarem completos, é hora de lançar o site. Isso pode incluir publicar o site em um servidor e configurar o DNS para apontar para o seu domínio profissional!
Manutenção
Depois de lançado, é importante manter o site atualizado e garantir que ele esteja funcionando corretamente. Isso pode incluir correções de erros, atualizações de segurança e adição de novas funcionalidades.
E aí, ainda vai ficar no amadorismo torcendo para o Instagram destacar seus Reels na aba “Explorar” ou vai começar 2023 da maneira correta, levando o seu negócio para o próximo nível?