10 Funil de Marketing: conhecimento, consideração e compra

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etapas de um funil de marketing


Realizar compras e vendas nunca foi tão fácil com a internet, hoje bastam alguns cliques e você já terá o produto desejado. O mercado mudou completamente, e com ele a mensagem passada.

O marketing de antigamente se preocupava em criar uma mensagem para o maior público possível, não se importando com a efetividade ou o timing da mensagem. O marketing digital mudou tudo, com milhares de ferramentas disponíveis, a mensagem chega ao público correto de maneira eficiente.

Desta maneira, foi desenvolvido o funil de marketing

Quer saber um pouco mais dessa ferramenta e ainda ajudar no seu negócio? Veja a seguir:

O que é funil de marketing?

O funil de marketing é um modelo estratégico visual, que irá identificar toda a jornada de compra de um cliente.

Esta ferramenta permite ao profissional desenvolver a mensagem a partir do ponto de vista do cliente, visando suas necessidades, criando uma mensagem efetiva, atraindo-o para o produto e finalmente a decisão de compra.

O funil é composto por três etapas, o topo (conhecimento), o meio (consideração) e o fundo (compra). A ideia é começar com um grande número de possíveis clientes, e então, extrair os ideais.

Entendendo as partes

  • Topo do funil: Conhecimento.

A primeira parte do funil é constituída por um público grande, que não está pensando em contratar nenhum serviço ainda. Geralmente eles estão tentando se educar ou solucionar algum problema, desta maneira, o que os clientes do topo do funil procuram são informações e soluções de fácil acesso.

planejamento de um funil de marketing

Nesta etapa, a empresa deve começar a educar os clientes sem tentar vender nada. Então, o melhor a se fazer nesta etapa, é criar conteúdo de fácil acesso que solucione dúvidas ou ofereça informações.

Para o topo do funil invista em publicações em blog, vídeos curtos, campanhas, etc. Foque na criação de um conteúdo simples (fácil de entender) porém completo.

O topo do funil permite entender melhor o seu público alvo, seus problemas, as soluções buscadas, qual o perfil geral, e até interagir com eles. Para ser efetivo nessa primeira etapa, é necessário atingir o maior público possível.

Ofereça um canal de comunicação direta, comentários nas publicações, tire as dúvidas necessárias, leia os dados disponíveis de acesso e entenda melhor o que eles estão buscando. A intenção é começar a se oferecer como um solucionador de problemas e gerar leads para as próximas etapas.

  • Meio do funil: Consideração

Nem todos os clientes do topo irão se interessar pelas suas soluções, por isso, o meio do funil busca qualificar os consumidores mais prováveis.

Os clientes do meio do funil já definiram os problemas e estão em busca de soluções, por isso, sua missão nessa etapa é oferecer a sua solução como a melhor.

E a melhor maneira de oferecer a sua solução é utilizar o conteúdo ao seu favor. Crie newsletters, formulários, vídeos completos, ebooks, nesta etapa, a mensagem já pode ser um pouco mais robusta e técnica.

Incentive a interação e um contato direto nesta etapa, como por exemplo, material exclusivo através do email, ebooks grátis através de formulários e até mesmo uma consultoria grátis.

A ideia é considerar a sua empresa como a solução que ele precisa para os problemas.

  • Fundo do funil: Compra

No fundo do funil os leads já foram definidos, os clientes já sabem da existência do problema, conhecem as possíveis soluções, e agora estão buscando a melhor empresa para aplicá-las.

Sua função nesta etapa é convencê-los de que seu serviço é o melhor e sua empresa a mais qualificada para ajudá-los.

Neste último estágio, utilize o conhecimento do cliente obtido nas etapas anteriores, e crie uma resposta mais específica.

Para isto, mostre casos de sucesso com problemas semelhantes, apresente as dúvidas mais frequentes, explique detalhadamente como seu produto e serviço funciona e ofereça até um canal de comunicação direta no WhatsApp ou email.

A importância do funil

Uma pesquisa realizada pela Content Marketing Institute mostra que educar a audiência e criar credibilidade com confiança, estão no topo das estratégias de maior sucesso.

Com o crescimento exponencial dos negócios online, é necessário que sua mensagem seja efetiva, e não perca para a concorrência. Desta maneira, o funil serve para criar uma mensagem funcional, entregando o seu conteúdo para o cliente certo, no momento certo.

Sendo assim, estude seus clientes e crie uma estratégia de funil, entender melhor o seu público alvo é a chave para o sucesso online.

Como montar um funil marketing:

A título de exemplo, criaremos uma empresa fictícia que vende kits de automação residencial.

No topo do funil, a empresa deve ensinar aos clientes o que é uma casa automática, mostrar visualmente lâmpadas que acendem sozinha, cafeteiras que podem ser ligadas do celular, e todas as funcionalidades de uma casa inteligente.

Cabe também mostrar alguns problemas como portões manuais, ou até mesmo pequenos desconfortos como querer desligar a luz depois de deitado.

Lembre-se de utilizar termos acessíveis e vídeos com demonstrações.

No meio do funil, a empresa deve mostrar mais especificamente como essa tecnologia funciona, mostrar os produtos em funcionamento, ideias de aplicações criativas, como isso melhora o conforto, etc.

No fundo do funil, a empresa pode mostrar as instalações já feitas, disponibilizar o App para acesso antecipado, vender kits básicos mais baratos para teste, entre diversas outras coisas.

O funil de marketing está diretamente associado ao entendimento do público e de vendas, por isso, não deixe de fazer um.

E aí, gostou do conteúdo e quer mais? Continue aqui no blog e veja nossos outros artigos.

Precisa de uma assessoria profissional para o seu funil de marketing? Converse com a gente pelo WhatsApp ou pelo nosso site.

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