Funil de Marketing: conhecimento, consideração e compra
Realizar compras e vendas nunca foi tão fácil com a internet, hoje bastam alguns cliques e você já terá o produto desejado. O mercado mudou completamente, e com ele a mensagem passada. O marketing de antigamente se preocupava em criar uma mensagem para o maior público possível, não se importando com a efetividade ou o […]
Realizar compras e vendas nunca foi tão fácil com a internet, hoje bastam alguns cliques e você já terá o produto desejado. O mercado mudou completamente, e com ele a mensagem passada.
O marketing de antigamente se preocupava em criar uma mensagem para o maior público possível, não se importando com a efetividade ou o timing da mensagem. O marketing digital mudou tudo, com milhares de ferramentas disponíveis, a mensagem chega ao público correto de maneira eficiente.
Desta maneira, foi desenvolvido o funil de marketing
Quer saber um pouco mais dessa ferramenta e ainda ajudar no seu negócio? Veja a seguir:
O que é funil de marketing?
O funil de marketing é um modelo estratégico visual, que irá identificar toda a jornada de compra de um cliente.
Esta ferramenta permite ao profissional desenvolver a mensagem a partir do ponto de vista do cliente, visando suas necessidades, criando uma mensagem efetiva, atraindo-o para o produto e finalmente a decisão de compra.
O funil é composto por três etapas, o topo (conhecimento), o meio (consideração) e o fundo (compra). A ideia é começar com um grande número de possíveis clientes, e então, extrair os ideais.
Entendendo as partes
- Topo do funil: Conhecimento.
A primeira parte do funil é constituída por um público grande, que não está pensando em contratar nenhum serviço ainda. Geralmente eles estão tentando se educar ou solucionar algum problema, desta maneira, o que os clientes do topo do funil procuram são informações e soluções de fácil acesso.
Nesta etapa, a empresa deve começar a educar os clientes sem tentar vender nada. Então, o melhor a se fazer nesta etapa, é criar conteúdo de fácil acesso que solucione dúvidas ou ofereça informações.
Para o topo do funil invista em publicações em blog, vídeos curtos, campanhas, etc. Foque na criação de um conteúdo simples (fácil de entender) porém completo.
O topo do funil permite entender melhor o seu público alvo, seus problemas, as soluções buscadas, qual o perfil geral, e até interagir com eles. Para ser efetivo nessa primeira etapa, é necessário atingir o maior público possível.
Ofereça um canal de comunicação direta, comentários nas publicações, tire as dúvidas necessárias, leia os dados disponíveis de acesso e entenda melhor o que eles estão buscando. A intenção é começar a se oferecer como um solucionador de problemas e gerar leads para as próximas etapas.
- Meio do funil: Consideração
Nem todos os clientes do topo irão se interessar pelas suas soluções, por isso, o meio do funil busca qualificar os consumidores mais prováveis.
Os clientes do meio do funil já definiram os problemas e estão em busca de soluções, por isso, sua missão nessa etapa é oferecer a sua solução como a melhor.
E a melhor maneira de oferecer a sua solução é utilizar o conteúdo ao seu favor. Crie newsletters, formulários, vídeos completos, ebooks, nesta etapa, a mensagem já pode ser um pouco mais robusta e técnica.
Incentive a interação e um contato direto nesta etapa, como por exemplo, material exclusivo através do email, ebooks grátis através de formulários e até mesmo uma consultoria grátis.
A ideia é considerar a sua empresa como a solução que ele precisa para os problemas.
- Fundo do funil: Compra
No fundo do funil os leads já foram definidos, os clientes já sabem da existência do problema, conhecem as possíveis soluções, e agora estão buscando a melhor empresa para aplicá-las.
Sua função nesta etapa é convencê-los de que seu serviço é o melhor e sua empresa a mais qualificada para ajudá-los.
Neste último estágio, utilize o conhecimento do cliente obtido nas etapas anteriores, e crie uma resposta mais específica.
Para isto, mostre casos de sucesso com problemas semelhantes, apresente as dúvidas mais frequentes, explique detalhadamente como seu produto e serviço funciona e ofereça até um canal de comunicação direta no WhatsApp ou email.
A importância do funil
Uma pesquisa realizada pela Content Marketing Institute mostra que educar a audiência e criar credibilidade com confiança, estão no topo das estratégias de maior sucesso.
Com o crescimento exponencial dos negócios online, é necessário que sua mensagem seja efetiva, e não perca para a concorrência. Desta maneira, o funil serve para criar uma mensagem funcional, entregando o seu conteúdo para o cliente certo, no momento certo.
Sendo assim, estude seus clientes e crie uma estratégia de funil, entender melhor o seu público alvo é a chave para o sucesso online.
Como montar um funil marketing:
A título de exemplo, criaremos uma empresa fictícia que vende kits de automação residencial.
No topo do funil, a empresa deve ensinar aos clientes o que é uma casa automática, mostrar visualmente lâmpadas que acendem sozinha, cafeteiras que podem ser ligadas do celular, e todas as funcionalidades de uma casa inteligente.
Cabe também mostrar alguns problemas como portões manuais, ou até mesmo pequenos desconfortos como querer desligar a luz depois de deitado.
Lembre-se de utilizar termos acessíveis e vídeos com demonstrações.
No meio do funil, a empresa deve mostrar mais especificamente como essa tecnologia funciona, mostrar os produtos em funcionamento, ideias de aplicações criativas, como isso melhora o conforto, etc.
No fundo do funil, a empresa pode mostrar as instalações já feitas, disponibilizar o App para acesso antecipado, vender kits básicos mais baratos para teste, entre diversas outras coisas.
O funil de marketing está diretamente associado ao entendimento do público e de vendas, por isso, não deixe de fazer um.
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