Profissionais da saúde: como fazer um marketing cirúrgico? Parte I

(Contamos tudo) O tempo passa e muitas coisas mudam, mas também muitas coisas continuam iguais. Por exemplo, a forma como as pessoas buscam referências de autoridade e confiança mudou. Antes, um belo e bem localizado consultório naquela avenida ou rua famosa da cidade. Agora, na palma da mão, no instagram, Youtube ou TikTok. Hoje, pouco […]

(Contamos tudo)

O tempo passa e muitas coisas mudam, mas também muitas coisas continuam iguais. Por exemplo, a forma como as pessoas buscam referências de autoridade e confiança mudou. Antes, um belo e bem localizado consultório naquela avenida ou rua famosa da cidade. Agora, na palma da mão, no instagram, Youtube ou TikTok.

Hoje, pouco importa se o doutor ou a doutora saíram numa revista médica daquelas que ficam na mesa de centro da sala de espera da clínica. O motivo? Conto agora: as pessoas quase não lêem mais nada nesses veículos de comunicação. Elas ficam no celular fazendo uma variedade de coisas que vão desde joguinhos e passa-tempos até aquela olhada no perfil da ex na rede social.

Mas uma coisa não mudou: a necessidade das pessoas de terem boa saúde e, principalmente, de terem com quem contar na hora que a saúde falha com elas.

Neste artigo, cuidadoso e cirurgicamente projetado para oferecer a dose exata da sua pílula do marketing, conversaremos sobre a combinação perfeita entre o digital e o seu paciente.

Vamos juntos utilizar o bisturi da internet para entender quais estratégias e como aplicá-las  para estar sempre com o consultório cheio.

A mensagem

Antes de adentrarmos ao mundo das estratégias, é importante saber que todo e qualquer movimento que fazemos no digital passa uma mensagem, inclusive o silêncio. Profissionais da saúde que ainda hoje não estão bem posicionados na internet estão atuando na beirada entre estar em atividade e cair no esquecimento. E essa beirada é tão fina quanto uma gaze. Pode se desfazer a qualquer momento.

E se o silêncio digital passa uma mensagem, essa mensagem é: “não estou disposto a me atualizar nem com respeito ao meu posicionamento, que dirá então sobre minhas práticas médicas.” O prospecto paciente não vai gostar dessa mensagem.

E além do silêncio, é necessário entender a forma correta de fazer barulho. É aí que entram as diferentes formas de se posicionar na internet.

Há formas em que você patrocina um anúncio que busca o seu paciente sozinho, e formas onde o seu paciente é quem te encontra e vem até você sem que você tenha que pagar nada.

Você pode fazer um ou outro, bem como também pode (e deve) fazer os dois ao mesmo tempo. Apenas não fique sem fazer nem um, nem outro.

Estratégias automatizadas: o anúncio traz a pessoa até você

Google Ads: seu negócio aparecendo nos anúncios proporcionados pelo Google

  • Intenção de Busca: Quando as pessoas pesquisam no Google, elas geralmente têm uma intenção clara, como encontrar uma clínica próxima ou agendar uma consulta. Anunciar no Google Ads permite que sua clínica apareça no momento exato em que alguém está procurando por serviços que você oferece. Ou seja, se você estiver bem posicionado aqui, as chances de alguém entrar em contato com você de imediato são bem grandes.
  • Pagamentos por Clique: No Google Ads, você paga por clique, ou seja, você só paga quando alguém clica no seu anúncio. Isso pode ser muito eficiente, mas é importante monitorar os custos por clique para garantir que eles permaneçam dentro do orçamento. Mas esse monitoramento é feito de forma profissional pelo Gestor de Tráfego, não se preocupe.

Redes Sociais: aqui, você dá todas as cartas e o jogo é sempre em casa

Diferente de esperar alguém procurar no Google e então você aparecer, anúncios nas redes sociais vão buscar o seu cliente ideal.

Você diz para a ferramenta de anúncios qual é o perfil ideal do seu paciente, incluindo coisas como: média de idade, poder aquisitivo, se é homem ou mulher, casado ou solteiro, com ou sem filhos, etc. Nesse momento, conhecer bem o perfil do seu paciente faz toda a diferença. E então a ferramenta faz o seu anúncio aparecer para pessoas com o provável perfil ideal que você busca. E é TÃO BARATO anunciar nas redes sociais que você acaba tendo a potência de um desfibrilador, mas com a precisão de uma pinça Kelly curva, sendo capaz de alcançar apenas as pessoas que realmente tem o perfil do seu paciente.

  • Engajamento e Visibilidade: Redes sociais como Facebook, Instagram, TikTok e Youtube são ideais para aumentar a visibilidade da sua clínica e engajar com potenciais pacientes.
  • Formatos Diversos: Você pode experimentar com diferentes formatos de anúncios, como vídeos, carrosséis, stories e posts patrocinados. Isso permite que você apresente sua clínica de maneiras criativas e atraentes.

Cobrimos de forma bem abrangente o que envolve marketing com estratégias pagas.

Se pudéssemos resumir, seria assim:

“Estratégias pagas são quando pagamos as plataformas online para mostrar nosso trabalho apenas para as pessoas com o perfil correto que o profissional procura. Muita gente com o perfil certo vê o anúncio ao mesmo tempo, resultando em resultados rápidos.”

Na próxima parte desta série de duas partes, falaremos sobre estratégias orgânicas.

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Nos vemos no próximo artigo!

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