E-mail marketing: Como usar de forma eficaz para alcançar seus clientes
Somente no Brasil, são enviados cerca de 8,32 bilhões de e-mails por dia e a taxa de abertura chega a ser 20,39%. E, claro, não podemos deixar de lembrar que durante a pandemia, 77% das empresas viram um aumento nos níveis de engajamento de seus clientes via e-mail. Esse número já nos dá uma boa […]
Somente no Brasil, são enviados cerca de 8,32 bilhões de e-mails por dia e a taxa de abertura chega a ser 20,39%.
E, claro, não podemos deixar de lembrar que durante a pandemia, 77% das empresas viram um aumento nos níveis de engajamento de seus clientes via e-mail.
Esse número já nos dá uma boa pista sobre este importante canal de relacionamento, o e-mail marketing ainda é uma das formas mais eficientes de envolver e alcançar seu público.
Entretanto, para criar emails que realmente gerem resultados é preciso saber usar e seguir algumas boas práticas de e-mail marketing.
Mas antes de citarmos, vamos entender os benefícios de fazer e-mails e como podem trazer balanços positivos para seu negócio.
Quais são os benefícios que o e-mail marketing pode trazer para sua empresa?
Além de ser um ótimo canal de comunicação, os e-mails apresentam excelente custo benefício, já que você pode dispará-los com mensagens personalizadas e para grupos de leads específicos.
Isso garante que você se comunique da maneira ideal com leads qualificados ou potenciais clientes.
Algumas ferramentas próprias para criação de e-mail marketing proporcionam métricas de desempenho, e através delas, você pode mensurar o desempenho das suas campanhas de e-mail.
Os números não mentem. Portanto, aproveite as métricas e comece a ajustar suas ações para aproveitar ainda mais os benefícios do e-mail marketing. Um bom planejamento estratégico conta sempre com análises para melhorar a performance das ações. E com isso, você terá um maior aproveitamento, captando os clientes ideias para seu negócio crescer.
Mas afinal, como usar o e-mail marketing para alcançar seus clientes?
Posts de blog, promoções, newsletter, são algumas das muitas utilizações do e-mail marketing. Confira como são tragos:
- Os posts de blogs são conteúdos produzidos diretamente no site da empresa, ele é desenvolvido por meio de textos, imagens, vídeos e áudios.
- Os e-mails promocionais promovem uma oferta, seja ela um conteúdo gratuito ou um produto de fato. Ou seja, pode ser de produtos físicos (como é o caso de e-commerces e empresas de varejo em geral)
- Já o e-mail Newsletter é um tipo de email informativo com recorrência de disparos. O email não é focado em uma oferta específica, mas ela pode abordar diferentes assuntos, geralmente possui últimas notícias e destaques de um período.
Para um bom uso dessa estratégia, é necessário que se conheça o cliente. Uma boa relação faz com que ele abra e-mails e interaja com seu conteúdo.
É por isso que, cada vez mais, os aplicativos para disparo são utilizados. Eles fazem um melhor trabalho do que um sistema de CRM porque foram criados para isso: entregar aos destinatários pretendidos.
Quando e-mails são enviados indiscriminadamente, provavelmente são sinalizados como spam. Atualmente é muito mais fácil reconhecer quando o remetente ou servidor é desconhecido.
Evite algumas palavras típicas de spam, como: grátis, free, clique aqui, desconto. Com tais palavras, você também corre o risco de ter sua mensagem colocada na caixa de lixo eletrônico dos seus leads.
Não se esqueça de adotar assuntos chamativos, ter uma proporção entre imagem e texto (40% de imagem e 60% de texto) para ter uma boa taxa de entregabilidade.
Evite textos longos e cansativos, utilize imagens, gifs, emojis, com o intuito de humanizar ainda mais seu e-mail, tornando a leitura mais atrativa.
Com o tempo, você irá perceber que sua empresa terá laços fortes com seus clientes por meio desse canal, o que traz a possibilidade de melhorar seu negócio.
Quanto mais a marca conhecer seu cliente, mais chance de apostar em uma comunicação que conversa, entende as expectativas e corresponde ao que é esperado.
Aprender a utilizar essa ferramenta é, estar à frente, de qualquer concorrente de uma maneira sólida!
Está esperando o que para adotar essa estratégia no seu negócio?