Como funcionam os algoritmos das redes sociais
Saiba como funcionam os algoritmos das redes sociais e como você pode usá-los a favor do seu marketing.
As redes sociais se tornaram uma poderosa ferramenta de análise do consumidor, permitindo vendas e propagandas muito mais eficientes do que o normal. Essa eficiência deve-se grande parte aos chamados “algoritmos”, ou seja, os códigos que classificam e estudam os usuários das redes.
Saber como os algoritmos funcionam é entender as regras do jogo.
E para ajudá-los a entender como as regras funcionam, trouxemos neste artigo, o que são, e como funcionam os algoritmos nas redes sociais, acompanhe:
O que são algoritmos?
Os algoritmos são os códigos que compõem os programas de computador ou celular. Eles são utilizados para não apenas tornar as redes sociais acessíveis para todos, mas também para ajudar o usuário a ter uma melhor experiência.
E para melhorar a experiência, eles utilizam o Machine Learning, ou em português, o Aprendizado de Máquina. Isso significa que o código aprende seus comportamentos e experiências para te direcionar para o conteúdo que será de seu interesse.
Por exemplo, um usuário passa o dia todo procurando por “carros para comprar” em suas redes, no seu buscador, e até mesmo falando sobre isso em seus perfis. Logo, o algoritmo irá entender que ele está interessado em comprar um carro, então, assim que a página atualizar, seu perfil será bombardeado de propagandas, anúncios e até fotos de carros.
Isso é a principal função do algoritmo, entregar o conteúdo certo, aos usuários interessados.
Como os algoritmos funcionam?
Cada rede social possui um algoritmo diferente, porém, suas diferenças são menores que suas semelhanças. O núcleo delas é basicamente o mesmo, e pode ser resumido em: Entregar e ranquear o conteúdo, filtrando e classificando de acordo com o interesse de cada usuário.
Algoritmo do Instagram:
O Instagram a princípio funcionava sem um algoritmo específico, então, suas postagens basicamente seriam classificadas por ordem cronológica.
Então, se você quer ganhar nas redes sociais, e criar publicações que atinjam eficientemente o cliente, você precisa entender como os algoritmos funcionam para cada rede.
Mas com a compra da rede pelo Facebook, isso mudou. hoje o Instagram leva em consideração três fatores para classificar um post:
1) Idade: Embora a ordem cronológica tenha desaparecido, o Instagram ainda prefere as postagens mais novas, então, quanto mais recente a publicação for, mais chances ela tem de aparecer.
2) Afinidade: O algoritmo analisa sua interação com as contas, ou seja, os perfis que você conversa, comenta e curte as publicações, têm mais chances de aparecer no seu feed.
3) Engajamento: As publicações que geram mais engajamento, ou seja, possuem um número maior de interações, comentários, compartilhamentos, são mais propícias a aparecer para as pessoas.
Então, para usar o algoritmo do Instagram ao seu favor, foque em alguns fatores.
- Descubra o melhor horário para postar, assim, seus seguidores irão pegar as postagens novas, com mais chances de aparecer em primeiro;
- Crie um conteúdo que incentive a interatividade, com comentários, compartilhamentos, enquetes, perguntas, incentive a salvar, entre outras coisas;
- Relacione-se diretamente com seu público, participando das enquetes, postando stories e respondendo todos.
Algoritmo do Facebook:
O Facebook foi o pioneiro em tornar o algoritmo relevante, basicamente, todas as redes sociais seguiram um modelo parecido ao da rede social.
Apesar do Facebook estar bombardeado de propagandas, a rede ainda dá preferência para a interação entre pessoas, focando especificamente em:
1) Engajamento: O Facebook, assim como o Instagram, dá preferência à exibição de publicações mais engajadas.
2) Conteúdo: A rede social leva em conta o tipo de conteúdo, favorecendo publicações originais e assuntos que estão em alta no momento.
3) Afinidade: Outro ponto semelhante ao Instagram, o Facebook dá preferências à páginas de amigos e colegas que você interage mais.
4) Relevância: O Facebook, além do conteúdo, foca na relevância do que está sendo divulgado, favorecendo um conteúdo mais rico e de fácil acesso.
O Facebook possui uma ferramenta própria para anúncios, o que pode ser de grande ajuda para quem procura uma solução paga. Mas se você quer crescer organicamente, foque em:
- Incentivar tomadas de ação e interação com sua página;
- Construa uma relação de interatividade e compartilhamentos com seu público;
- Convide pessoas a seguirem suas páginas e marcar a opção “ver primeiro” para que a rede entenda suas preferências;
- Faça conteúdo original e atual.
Algoritmo do Linkedln:
LinkedIn é uma rede social profissional e mais formal, porém, seu algoritmo também pode impactar nos seus resultados.
Seu algoritmo é semelhante aos outros, buscando conteúdo interessante e relevante, ela deixa um pouco de lado a interação entre usuários, focando mais em:
1) Qualidade: As publicações devem possuir uma qualidade real, pois, publicações de baixo nível podem ser consideradas spam. Inclusive links externos podem matar uma boa publicação.
2) Engajamento: Se sua publicação realmente for útil ela irá repercutir, e quanto mais ela o fizer, mais chances terá de subir na rede social.
3) Utilidade: Posts originais e de grande utilidade possuem uma vida maior na plataforma, sendo mantidos em evidência pelo tempo necessário.
O que algumas pessoas não sabem, é que o LinkedIn possui funcionários reais trabalhando para classificar e operar conteúdos de qualidade na plataforma, fazendo uma boa publicação, ser ainda melhor.
Se você quer crescer na plataforma, foque em:
- Adapte a linguagem utilizada para a formalidade, lembre-se, uma rede social como essa, preza pelo profissionalismo.
- Conteúdo original e acessível é a chave, formalidade não significa complexidade, imagens e textos curtos e claros podem dar o destaque merecido.
- Conteúdo motivador, com casos de sucesso, explicações e soluções de problemas, também são grandes oportunidades para vencer na rede.
Viu como é importante saber como os algoritmos funcionam para produzir conteúdo de qualidade?
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