Como fazer E-mail Marketing para o seu negócio
Com o avanço da internet e a expansão do marketing digital, o E-mail marketing ganhou espaço como uma das fontes mais seguras e diretas de comunicação entre clientes e empresas. Com mais de um terço da população mundial utilizando a internet, o E-mail marketing cria um canal de comunicação efetivo entre o público alvo e […]
Com o avanço da internet e a expansão do marketing digital, o E-mail marketing ganhou espaço como uma das fontes mais seguras e diretas de comunicação entre clientes e empresas. Com mais de um terço da população mundial utilizando a internet, o E-mail marketing cria um canal de comunicação efetivo entre o público alvo e a empresa.
Mas como fazer E-mail marketing eficientemente? Com milhares de ferramentas, conteúdos e técnicas para realizar a tarefa, as pessoas ainda têm muita dificuldade em criar uma comunicação efetiva, que entregue a mensagem final de maneira eficaz.
Para ajudá-los, trouxemos neste artigo, como fazer um E-mail marketing efetivo para seu negócio, e aproveitar de todas as vantagens que essa técnica traz, acompanhe:
O que é E-mail marketing?
Antes de entender como fazer eficientemente um procedimento, é necessário saber exatamente do que se trata.
E-mail marketing é a tática de utilizar o e-mail como ferramenta de marketing ou publicidade que atinge diretamente o cliente.
Embora o conceito seja simples, a atividade para realizá-la não o é. Com o avanço da Internet em meados dos anos 2000, era comum que as pessoas recebessem grandes quantidades de e-mail, fazendo com que conteúdo valioso fosse perdido.
Somente enviar os E-mails não era mais funcional, era necessário criar um conteúdo importante, que não virasse “spam” ou sequer fosse aberto, por isso as técnicas de e-mail marketing vieram ao auxílio.
Como fazer?
Algumas ferramentas oferecem automação total dos processos de e-mail marketing, porém, para começar, é importante seguir algumas regras básicas.
1. Crie sua lista:
Listas de e-mail são oferecidas em todos os cantos da Internet, porém, um dos passos mais importantes é construir sua lista.
Construir sua lista garante o primeiro passo para evitar os Spams, em ordem de tornar a sua mensagem eficiente, é necessário que o público alvo direcionado seja o correto.
Além disso, cada e-mail enviado tem uma importância e um valor, enviar mensagens para um público não interessado, é perder possíveis clientes do outro lado.
Para criar efetivamente sua lista de E-mails, foque em captação de “mailing”. Isto é, Captar os endereços dos visitantes em suas páginas e blogs, realizar cadastros para informações exclusivas e descontos, assim, você pode criar uma lista apropriada, que atinge diretamente os seus possíveis clientes.
Uma boa estratégia é a criação de material complementar. Ou seja, conteúdo de diversas redes sociais que interajam um com o outro, unificando todo o processo de divulgação e comunicação.
2. Crie uma aparência profissional
Além do conteúdo que é apresentado, é de suma importância como ele é apresentado.
Inicie escolhendo bons nomes de remetentes, claros e limpos, que possam ser identificados em meio a outros e-mails, como por exemplo nome@empresa.com.br
Evite contatos ou robôs de e-mail que não respondem, como por exemplo naoresponda@empresa.com. Quando o conteúdo vem de uma pessoa em vez de um robô, gera mais empatia e tem mais chances de ser aberto.
Depois, escolha um bom template para divulgação do seu conteúdo. Imagens e layouts simples, com pouco texto, facilitando o entendimento.
E por fim, defina a linguagem e o padrão de comunicação. Para que todos os e-mails disparados estejam de acordo, trazendo mais profissionalismo, defina a metodologia de comunicação, e aplique em todos os envios.
3. Planeje, execute e teste!
Por fim, utilize as ferramentas disponíveis para engajar o melhor e o máximo possível. Planeje os melhores horários e as melhores ferramentas para enviar o seu conteúdo, utilize os dados para analisar a sua funcionalidade, e continue testando.
Veja quais conteúdos estão sendo mais efetivos, invista no que dá certo, e descarte o resto. O segredo é analisar sempre os dados e procurar a melhor estratégia.
Invista também num canal de Feedback. Sendo um processo de contato direto com o cliente final, ouvir seus comentários e sugestões pode ajudá-lo a melhorar e testar novas campanhas.
Conclusão:
E-mail marketing é uma ferramenta funcional e direta de contato entre clientes e empresas. Seu uso correto pode aumentar significativamente os leads e o engajamento das campanhas.
Basta seguir alguns passos básicos, e qualquer um pode começar a executar suas estratégias de e-mail marketing.
Se tem interesse nesse assunto, veja nosso outro artigo com as melhores ferramentas para e-mail marketing.
Se precisar de ajuda profissional para trabalhar seus e-mails marketing, nos chame no WhatsApp e para mais dicas como essa acompanhe nosso blog.