Como aumentar seu engajamento orgânico nas redes sociais
Todos sabemos a importância do engajamento, afinal, é a maneira com que o público interage diretamente conosco, e demonstra a efetividade de nossas publicações. Temos diversas formas de promover uma página, pagando divulgações, fazendo parcerias, entre outras. Mas a melhor maneira de se promover num mar de anúncios, é organicamente. Engajamento orgânico, o que é? […]
Todos sabemos a importância do engajamento, afinal, é a maneira com que o público interage diretamente conosco, e demonstra a efetividade de nossas publicações.
Temos diversas formas de promover uma página, pagando divulgações, fazendo parcerias, entre outras. Mas a melhor maneira de se promover num mar de anúncios, é organicamente.
Engajamento orgânico, o que é?
Engajamento orgânico é aquele que acontece de maneira natural entre os usuários, que irão interagir e divulgar sua página sem a necessidade de pagar anúncios e patrocínios.
Ele é melhor do que os outros tipos de engajamento pois ocorre de maneira regular, os próprios consumidores irão levar o conteúdo para outras pessoas, e isso cria um ciclo que aumenta o alcance da página.
Como utilizar o engajamento orgânico?
Para criar um bom alcance orgânico, você precisa entender como o algoritmo das redes sociais funcionam. Tendo bilhões de usuários publicando coisas o tempo todo, as plataformas utilizam programas para classificar o tipo de conteúdo, e levá-lo ao público correto.
Entender o programa é entender as regras do jogo. Nesse link você pode acessar o perfil oficial do Instagram no Twitter, mostrando como as publicações são selecionadas.
Basicamente, o que aparece primeiramente no feed é determinado pelas publicações que você interage mais, somado a outros fatores como horário, frequência, tempo de uso, e até quantas pessoas você segue.
Colocando em prática:
Para começar a aumentar seu engajamento orgânico, você precisa primeiramente definir qual a rede social será utilizada e conhecer seu algoritmo. A maioria funciona de maneira semelhante, mas entender sua especificidade é o segredo para o sucesso na plataforma.
Conheça seu público:
Para criar publicações engajadas, é necessário conhecer seu público, e uma ótima maneira de fazê-lo é recorrer às ferramentas disponíveis. A maioria das redes sociais possuem seu próprio aparelho para ajudá-lo, como por exemplo, o Facebook e Instagram analytics insights.
Eles irão lhe mostrar dados importantes como:
- Região demográfica dos visitantes;
- Visualizações e interações;
- Quais publicações agradaram mais o público;
- Conteúdo mais consumido;
- Comparação com páginas semelhantes, etc.
Fazer o uso correto das ferramentas disponíveis é a chave para um engajamento orgânico de sucesso. Conhecendo os desejos e consumos de seu público, você pode criar um conteúdo que seja efetivo na mensagem que passa.
Ser efetivo é o primeiro passo para o crescimento orgânico, criando posts que as pessoas se identificam e consomem, elas irão naturalmente divulgar para mais pessoas, criando um ciclo que beneficia a todos.
Saiba como publicar:
O segredo para o engajamento orgânico é a naturalidade, então, na maioria dos casos, pode-se dizer que menos é mais.
A melhor maneira é utilizar as ferramentas disponíveis com sabedoria. Hashtags, por exemplo, são uma ótima maneira de divulgar seu conteúdo, mas coloque apenas as relacionadas e não use muitas, caso contrário, sua publicação pode ser considerada spam.
Ter horário certo de postar aumenta o alcance, mas se suas publicações não induzem a interação, não serão efetivas. Publicar várias vezes ao dia também reduz o alcance.
O tipo de publicação também deve ser escolhido, colocar no feed ou no stories? Fazer um vídeo demonstrativo ou uma imagem? Essas perguntas devem ser respondidas ao entender o que o seu público deseja.
Interaja:
A melhor maneira de criar engajamento orgânico é buscando a interação, algumas dicas para aumentar seu alcance são:
- Faça perguntas ao usuários;
- Crie enquetes;
- Induza os usuários a te compartilhar;
- Compartilhe os posts do seu público;
- Faça lives e outros conteúdos ativos.
Seja dinâmico:
Ao criar interação com o público, você está se promovendo organicamente, mas não pare por aí, seja dinâmico não só na hora de interagir, mas na hora de planejar também.
Mostre os bastidores, crie um vínculo entre todas as plataformas, produza conteúdo inédito para cada uma delas, de maneira que se completem, induzindo as pessoas a te seguirem em todas as redes.
Faça anúncios e crie expectativas, leve seu público a acompanhar de perto todas seus posts com as notificações ligadas, tudo isso é importante para vencer no algoritmo.
Crie parcerias com outros influenciadores, interaja sempre que puder, desenvolva uma boa relação com todos à sua volta.
Teste!
A melhor maneira de descobrir o que funciona é testando. Não se apegue a um tipo de conteúdo ou plataforma, inove nas ideias, o que não funciona descarte, o que funcionar aprimore.
O segredo é movimentar-se, criar uma relação com o público e desenvolvê-la. Dessa maneira, você estará se promovendo de maneira natural, aumentando assim, o seu engajamento orgânico.
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