Qual é o melhor horário para postar nas redes sociais?
Algumas pesquisas recentes apontam que o engajamento de publicações em redes sociais têm seus picos durante os dias de meio de semana perto das 12h, o que para muitos clientes pode ser o melhor horário para postar seus conteúdos. Durante o horário comercial as pessoas interagem menos com os conteúdos no feed do Instagram e […]
Algumas pesquisas recentes apontam que o engajamento de publicações em redes sociais têm seus picos durante os dias de meio de semana perto das 12h, o que para muitos clientes pode ser o melhor horário para postar seus conteúdos. Durante o horário comercial as pessoas interagem menos com os conteúdos no feed do Instagram e stories, por exemplo, devido ao expediente de trabalho. Por isso a hora de almoço significa mais tempo para usar o celular e interagir com mais liberdade pelas redes.
Os fins de semana, por sua vez, costumam obter resultados mais tímidos de engajamento. A maioria das pessoas está fora de casa nesses dias, e por conta disso, é preciso avaliar a necessidade e o custo benefício em termos de engajamento ao fazer uma publicação no momento em que sua audiência está mais ocupada.
Timing para publicar nas redes sociais
Ao fazer a gestão de redes sociais de um perfil de negócios, é preciso saber que o melhor horário para postar irá depender principalmente da base de seguidores. Isto significa que padrões que funcionam para segmentos diversos podem não funcionar com o seu público em específico e isso requer estudo.

É preciso entender quais são os comportamentos, como é a cultura do seu nicho e como esse público interage com você e entre si. Assim, você saberá o momento ideal para ter maior engajamento e aproveitar o timing nas redes sociais.
A dinâmica da audiência bem como o perfil de engajamento mudam a depender do segmento econômico onde o negócio em questão atua, como saúde, tecnologia, educação ou varejo. Além disso, cada rede social também tem um perfil de comportamento diferente e é preciso interpretar isso de maneira correta para que as publicações sejam sempre assertivas.
No Twitter, por exemplo, o principal norteador do timing de uma publicação é o tema que está em evidência, conferindo ao tweet um curto prazo de validade e um caráter imediatista. Já no Linkedin, em contrapartida das demais redes, o horário comercial é o fator mais importante, em vista que os usuários publicam sobre trabalho, durante o trabalho, para outras pessoas que acessam a rede social em seus horários de trabalho.
Se o timing que funciona para cada rede social pode ser variar, não existe fórmula mágica para engajar seu público. Por mais que existam práticas consistentes e indicações de melhores horários para publicação, se conectar com a audiência do seu perfil demanda um trabalho que vai além de saber o melhor horário para postar.
Como saber qual o melhor horário para postar para o meu público?
Conhecer em detalhes o receptor da sua mensagem é fundamental e existem plataformas que podem entregar relatórios valiosíssimos sem que seja preciso gastar por isso. A análise de KPIs (Key Performance Indicators) e métricas nas redes sociais é um dos recursos mais poderosos no processo de elaboração estratégica de conteúdo e daremos dar aqui, o Analytics do Instagram como exemplo, também conhecido como Instagram Insights.
Na plataforma se tem acesso às principais métricas de audiência. É possível ver alcance, impressões, visualizações, cliques no site e seguidores, além de dados demográficos como faixa de idade, localização, dias em que seus seguidores ficam mais ativos e os horários registrados com maior interatividade.
Como ver as informações do Instagram Insights?
Para acessar o Analytics do Instagram em seu smartphone e visualizar os melhores horários de interação do público com suas postagens, siga o passo a passo:
- Logue no perfil comercial;
- Clique no ícone com três linhas no canto superior direito;
- Clique em Informações;
- Clique na opção Público;
- Em Seguidores, clique em Horas.

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