Persona: Como criar uma?
Criar uma persona a princípio pode não parecer tão importante para sua empresa, mas cedo ou tarde vai te fazer uma falta daquelas. Afinal se você não souber quem é sua persona, para quem você vai vender seu produto ou serviço? Mas calma aí! Não é um bicho de 7 cabeças criar uma persona. Aliás: […]
Criar uma persona a princípio pode não parecer tão importante para sua empresa, mas cedo ou tarde vai te fazer uma falta daquelas. Afinal se você não souber quem é sua persona, para quem você vai vender seu produto ou serviço?
Mas calma aí! Não é um bicho de 7 cabeças criar uma persona. Aliás: o que é persona mesmo? Vamos por partes! Começando do começo!
Quem são?
Persona nada mais é do que um “personagem” fictício que você deve criar como seu cliente ideal.
É diferente do público-alvo, pois, permite que você dê vida a essa pessoa e consiga compartilhar com todos na empresa, visando melhorar essa visão sempre, caminhando para o crescimento das vendas.
– Exemplo de persona:
Público-alvo:
Homens e mulheres acima de 25 anos, casados, sem filhos, com ensino superior completo, com renda média de R$ 4.000,00. Pretendem empreender e, com isso, precisam se especializar e procuram por cursos que possam ensinar a distância.
Persona
Andreia tem 24 anos, acabou de se formar em engenharia e já está montando seu escritório em parceria com uma designer de interiores também recém-formada. Ela precisa se especializar neste momento em cursos de gestão da empresa a distância onde ela pode estudar em qualquer horário e online.
Percebe como é diferente um do outro?
Os dois estão corretos, porém o público-alvo é bem mais abrangente e, com isso, você não consegue atingir de imediato seu cliente ideal, ou seja, para quem você quer vender.
Se você definir somente um público-alvo pode acabar gastando mais munição para chegar em quem você precisa, como por exemplo oferecer sapato para muitos que querem comprar televisão, ou ainda falar português pra quem só entende mandarim, já pensou?
Você pode criar mais de uma persona também e não precisa limitar tanto, pois dependendo do segmento, as vezes precisa ser um pouco mais amplo mesmo.
O que dizem?
Você precisa descobrir qual a linguagem essa sua persona fala, por exemplo: formal, descontraída ou informal e se estão falando do produto ou serviço de seu segmento no mercado.
Isso vai te ajudar a criar o conteúdo certo para atingir essas pessoas da forma correta e realizar uma venda certeira.
Mas você tem que estar sempre antenado em sua concorrência e no perfil de seu cliente ideal.
Isso também vale para seus clientes ativos. Os depoimentos deles devem ser ouvidos, mesmo que não sejam tão agradáveis as vezes, pois, aprendemos muito com eles.
Existem empresas que pagam fortunas para obter respostas de pesquisas em relação a algum produto ou serviço. Agora imagine: recebemos uma reclamação de um cliente da qual precisamos melhorar em relação ao nosso produto ou serviço(sem ele nos cobrar nada) e ai qual seria sua reação? De repente nos ofendemos? Não pode! Devemos aceitar, agradecer e analisar filtrando cada uma delas, que faz mais sentido para sua empresa e quais não tanto. O fato é que o cliente é o bem mais precioso que uma empresa pode ter. Vamos ouvi-los! Simples assim.
Agora é claro que devemos sempre batalhar pelos elogios, que vamos combinar: são bons demais!
Por que devo criar uma persona?
A criação de uma persona na empresa é fundamental para sua estratégia de marketing e também uma economia na divulgação de sua empresa para a captação de novos clientes.
Conforme falamos no tópico anterior, sem uma persona para sua empresa você com certeza vai oferecer seus produtos ou serviços para muitas pessoas erradas antes de chegar em algumas certas.
Algumas situações que vão te ajudar a dar a devida importância de ter uma persona criada para sua empresa são:
- O conteúdo que fale a mesma linguagem que seus clientes entendam, assim você consegue atingir seus objetivos;
- Sua persona tem um estilo mais conversante, mais sério, mais técnico, isso também tem que ser definido de acordo com a personalidade de seu cliente ideal;
- Mantenha sempre o foco no público que deseja atender afim de acertar na estratégia que você desenhou;
- Defina em tópicos o que quer escrever, sempre em busca de entender o que seu cliente ideal busca e onde ele busca essas informações.
Como criar uma persona?
Se você já tiver clientes em sua empresa, já pode utilizar um deles como exemplo, caso contrário abaixo tem algumas perguntas/características que vão te ajudar a desenhar uma persona ou cliente ideal que você quer atingir:
- Nome;
- Sexo;
- Idade;
- Cargo;
- Hábitos;
- Frustrações;
- Desafios;
- Crenças;
- Hobbies;
- Estilo de vida;
- Hábitos de compra;
- Quais mídias preferem;
- Quem os influencia;
- Quais tecnologias usa;
- Onde busca informação;
- Critérios de decisão na hora da compra;
- Momento da jornada de compra em que se encontra.
O mais legal é deixar o mais real possível essa persona para que seja realmente tangível, senão vai tudo pro ralo!
Então dê nome, compartilhe com sua equipe na empresa, peça a opinião de todos para que vejam se está dentro da realidade mesmo para que o objetivo da empresa seja atingido.
Onde vivem?
Eis a questão: onde vivem? Se é o seu caso ter vários clientes que ainda nem sabem que tem um problema que seu produto ou serviço resolvem, é aí que nós entramos:
Além dos clientes que já sabem o que querem, tem muitos, muitos, muitos outros que ainda não sabem que tem um problema que sua empresa é autoridade em resolver. Nós da INNSITE AGÊNCIA WEB desenvolvemos esse trabalho de forma exclusiva gerando engajamento e construindo sua persona com você, o ajudaremos a encontrar nas ferramentas digitais estrategicamente esses clientes em potencial.
Esse trabalho se chama Inbound Marketing.
Para onde vão?
Aí depende de você! Nós faremos de tudo para que cheguem até você.
Após a criação da persona, são desenvolvidos estudos em relação ao seu segmento e, com a união de várias ferramentas como mídias sociais que mais se identificar com seu ramo de atuação, e-mail marketing, materiais ricos para a captação de e-mails válidos, artigos para blog com conteúdo importantes que agreguem valor para sua persona, até torna-lo assim seu cliente ativo e fiel.
Não descobrir essa persona em potencial e não trazer para sua empresa, vai ajudar com que eles possam ir para seu concorrente que é bem possível que já esteja desenvolvendo este trabalho! E aí? Bora trabalhar?