Como funciona o marketing de conteúdo

O marketing digital tem ficado cada vez mais abrangente, deixando de ser uma tendência e se tornado um investimento necessário. Entre as mudanças das redes e as novas necessidades, surgiu o marketing de conteúdo. Mas o que é exatamente marketing de conteúdo? Como funciona? Por que utilizá-lo? Todas essas questões tem se tornado pertinentes, por […]

O marketing digital tem ficado cada vez mais abrangente, deixando de ser uma tendência e se tornado um investimento necessário. Entre as mudanças das redes e as novas necessidades, surgiu o marketing de conteúdo.

Mas o que é exatamente marketing de conteúdo? Como funciona? Por que utilizá-lo? Todas essas questões tem se tornado pertinentes, por isso, confira nosso artigo completo sobre como funciona o Content Marketing:

O que é Marketing de Conteúdo (Content Marketing):

“O marketing de conteúdo é uma abordagem de marketing estratégica focada na criação e distribuição de conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e reter um público claramente definido – e, em última análise, para impulsionar uma ação lucrativa do cliente.”

fonte: Content Marketing institute

Como funciona o marketing de conteúdo

Ou seja, como o nome diz, essa estratégia de mercado é usada na produção de conteúdo valioso, sem a intenção primária de vender o seu produto, você deve primeiro oferecer INFORMAÇÃO ao seu cliente.

O marketing de conteúdo consiste prioritariamente, em informar os seus clientes, sanar suas dúvidas e necessidades, e mostrar algo que agregue a vida do consumidor.

Onde fazer content marketing:

Embora não seja exclusivo das mídias sociais, o marketing de conteúdo tem se tornado a principal ferramenta no meio digital. Ela pode ser ofertada nos meios disponíveis como:

  • Sites;
  • Blogs;
  • Redes Sociais;
  • Podcasts;
  • Vídeos.

A prioridade aqui é criar uma relação de confiança com o consumidor, oferecendo conteúdo que irá potencializar o nome da sua marca.

Por exemplo: Uma empresa de assessoria de investimentos, pode oferecer E-books, podcasts, textos sobre como investir, disponibilizar tabelas para controle financeiro, e sanar as dúvidas básicas de como começar, e por onde.

Eventualmente esse conteúdo irá retornar para a empresa como clientes engajados, que confiam na informação apresentada, e estão dispostos a seguir seu produto e divulgá-lo até de maneira orgânica.

Por que fazer marketing de conteúdo?

Embora seja uma vertente nova do marketing, ela provou seu valor muito fortemente, segundo uma pesquisa do Content Marketing Institute, grandes empresas fazem uso dessa ferramenta, como por exemplo: Microsoft, P&G, McDonald ‘s, Samsung, Walmart, etc.

Mas por que produzir conteúdo se posso criar bons anúncios somente mostrando os produtos?

As redes sociais inflaram a quantidade de anúncios que uma pessoa recebe no dia, somos bombardeados o tempo todo com vários produtos, e a maioria inclusive, tirado de uma análise de nossos dados e históricos. Por essa razão, o cliente ficou mais exigente, nesse período, o Inbound Marketing surgiu, buscando atrair sutilmente e de forma não invasiva.

Os novos algoritmos do Google, priorizam bom conteúdo acima de outras coisas, Instagram, Facebook, Linkedln estão a fazer o mesmo. Ou seja, o marketing de conteúdo aumenta a visibilidade da sua marca.

Aumenta também a interação, cria um vínculo com o consumidor final, reduz o custo na aquisição de clientes, ganha a confiança do público, melhora a experiência de compra, entre outras vantagens.

Como funciona o marketing de conteúdo?

Atrair: Por meio da produção de conteúdo relevante e rico, o Inbound Marketing busca atrair sutilmente o cliente com posts em blogs, redes sociais, uso de palavras-chave, artigos, e-books e muita informação.

Converter: O intuito é converter os visitantes em clientes, que estejam em contato direto com a marca, com ofertas, landing pages, formulários, newsletter, para que ele consuma o conteúdo e se interesse pelo produto.

Engajar: Faça o cliente o seguir nas redes sociais para mais informações, crie conteúdo complementar, ofereça material exclusivo via email, responda dúvidas e tenha contato direto com o consumidor.

Vender: Ofereça consultorias, bônus com vantagens e descontos para aqueles que te acompanham, atraia mais pessoas para seu produto, crie expectativas de lançamentos e ajude o cliente da compra até a pós venda.

Fidelizar: Esteja em contato com o feedback direto proporcionado por lives, webinars, depoimentos, sempre leve em conta as críticas construtivas da pós-venda, e ouça sempre o que os clientes têm a dizer.

Aplique o Content Marketing:

Agora que você já sabe as vantagens, o que é, e o porquê fazer, não deixe de aplicar o marketing de conteúdo. Estude o seu nicho, ofereça conteúdo de qualidade, e fidelize os clientes.

O Content Marketing é uma ferramenta para se manter relevante nos tempos de mídia social, sendo mais inclusivo e completo que o marketing tradicional, pode-se dizer que tornou-se imprescindível ter conteúdo nesse formato.

Por isso não fique para trás, comece já a sua jornada na produção de conteúdo.

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