5 erros que matam o engajamento do Instagram
Quer gerar engajamento no Instagram? Então não cometa mais esses erros!
O Instagram é a quarta rede social mais acessada do mundo, com mais de 110 milhões de usuários ativos diariamente, a plataforma reproduz toneladas de conteúdo a cada segundo. Com o aumento na base de usuários, muito material original se perde, divulgando somente o melhor.
Mas não basta apenas ser o melhor, é preciso entender o algoritmo da plataforma.
O algoritmo, como o nome define, é um conjunto de regras e procedimentos que segue uma lógica em busca de um resultado. Desta maneira, é ele que decide quais conteúdos serão mais divulgados na plataforma, ou não.
Ou seja, algumas atitudes que andam contra o algoritmo, podem prejudicar o seu desempenho na rede social, diminuindo o seu engajamento. Por isso, trouxemos os 5 erros mais comuns, que matam o seu engajamento no Instagram, e como solucioná-los, veja a seguir:
1) Hashtags genéricas:
As hashtags são palavras-chave que divulgam e organizam o conteúdo aos mais diversos usuários. Se você quer ver fotos de uma localidade específica, basta colocar na busca #paris, por exemplo. Assim, todas as pessoas que utilizaram essa hashtag irão aparecer para você.
O melhor, você pode até seguir uma tag, deste modo, as melhores publicações irão direto ao seu feed.
Porém, utilizar hashtags desconexas faz com que o algoritmo marque a publicação como SPAM.
Portanto, é essencial que as publicações contenham somente as tags exclusivamente relacionadas ao conteúdo.
Além disso, hashtags genéricas podem enterrar o seu conteúdo nas milhares de publicações diárias, por isso, opte por tags específicas do seu nicho. Por exemplo, se você possui uma lanchonete em São Paulo, poderá utilizar tags como #lanchonetesp ou #lanchesp, em vez de apenas #lanchonete ou #lanche.
2) Programação de conteúdo:
A programação de conteúdo envolve diversas etapas, como por exemplo: definir os horários da publicação, planejar o conteúdo da semana, e até o que publicar em cada dia.
Por isso, o segundo erro mais comum é não planejar o conteúdo.
Para planejar adequadamente o seu conteúdo, leve em conta os seguintes fatores:
- Horário de publicação: Cada público-alvo possui um horário de maior atividade, seja pela manhã, no almoço, cabe a você definir qual o melhor horário para atingir o seu público.
- Dias para publicação: Assim como o horário, o dia também é importante, alguns nichos tendem a ficar mais ativos nos finais de semana, enquanto outros são exclusivos dos dias da semana.
- Frequência: Ninguém quer ser atolado em publicações o tempo inteiro, por isso, defina a melhor frequência para publicar o conteúdo.
- Tipo de conteúdo: Reels, Stories, Posts, o Instagram permite os mais diversos tipos de conteúdo, cabe a você definir o que publicar em cada momento.
Esses tópicos variam em cada negócio, por isso, faça um estudo de caso e defina você mesmo os melhores parâmetros para sua empresa. Se você não tem tempo para administrar o seu Instagram como gostaria, procure uma gestão profissional de redes sociais.
3) Qualidade:
O Instagram é uma plataforma visual, por isso, além da qualidade do conteúdo, a plataforma também considera a qualidade de imagem. E isso não se limita apenas à postar fotos em HD, ele também considera a organização e a beleza do seu Feed.
Por isso, o terceiro erro mais comum é esquecer da qualidade visual.
Procure sempre publicar fotos e vídeos na melhor qualidade possível, além disso, organize o seu Feed de uma maneira visualmente bonita, criando um conteúdo combinado, de maneira a unificar a sua rede.
O seu perfil é seu cartão de visitas, por isso, imagens destoantes, fotos de todos os tipos, baixa qualidade, pode fazer com que seu engajamento orgânico reduza drasticamente.
Busque a identidade visual de sua empresa, um padrão tipográfico de qualidade, com fontes e cores que irão remeter diretamente ao seu negócio.
4) Robôs:
O Instagram possui diversos robôs para as mais diferentes situações, desde automatizar tarefas e agendar publicações, até comprar seguidores e disparar mensagens.
Foto: Github
Os robôs de automação podem ajudar o seu perfil no planejamento, e até cumprir os requisitos do tópico dois, já os robôs de seguidores ou de spam, podem matar completamente o seu engajamento na plataforma.
Desta maneira, comprar seguidores, interagir com perfis de SPAM e disparo de mensagens, irão prejudicar de forma definitiva sua carreira na plataforma, podendo causar até o seu banimento.
O Instagram preza pelo crescimento orgânico através do bom conteúdo, sendo assim, evite quaisquer tipos de robôs de seguidores, tags, ou divulgações.
5) Não interagir:
Conteúdo diversificado, qualidade de publicação, hashtags corretas, planejamento, tudo isso está incompleto se o seu Instagram for estático. Interagir com os seguidores é uma parte importante para o aumento do engajamento.
Se as pessoas não interagem com seu conteúdo, o algoritmo entende que além de não ser relevante, as pessoas não têm interesse no seu perfil. Desta maneira, a melhor maneira de se manter sempre relevante, é comunicar-se com seus seguidores.
Seja através dos comentários, votações ou lives, o algoritmo preza pela interatividade entre usuários, por isso, nunca deixe de interagir com os seus seguidores.
Além disso, os seguidores podem oferecer um feedback imediato sobre o seu conteúdo, podendo ajudar na classificação e na melhoria de suas estratégias.
Gostou do conteúdo? Não deixe de acessar o nosso Blog para muito mais! Se está precisando de um toque profissional nas redes sociais, acesse nosso site ou contate-nos pelo WhatsApp.