Principais tendências de negócios para empreender em 2022

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
empreender

Com a chegada da pandemia em 2020 o setor de empreendedorismo sofreu um forte impacto, seguido por crises e instabilidades econômicas que se alastraram até os anos consecutivos. Mas a notícia é boa, após longos anos enfrentando dificuldades, o Brasil mostra fortes sinais de recuperação, com perspectivas positivas para empreender. 

empreendedorismo

Um estudo realizado pelo Governo do Brasil revelou que, em 2021, cerca de 4 milhões de novos empreendimentos foram iniciados no país. Quase 20% a mais do que no ano anterior, expondo uma tendência de mudança econômica. 

Todos os setores sofreram um forte impacto, porém, agora é hora de recomeçar. E a melhor maneira de recomeçar é ajudando você a conquistar o sonho do empreendimento próprio.

Então trouxemos as principais tendências de empreendimentos para você ficar ligado em 2022.

Por que empreender?

Antes de entender as tendências do mercado, uma pergunta que algumas pessoas fazem é: Por que ir para o empreendedorismo?

Empreender é iniciar algo novo, seja um processo, uma empresa, ou uma mudança em algo já existente, ou seja, empreender é sinônimo de inovar e buscar ser melhor.

Além disso, se você está pensando em abrir o seu próprio negócio, você terá inúmeras vantagens, como por exemplo:

  • Trabalhar com o que gosta;
  • Propor inovações;
  • Horários flexíveis;
  • Independência financeira.

Essas são algumas das vantagens de ter o seu próprio empreendimento. 

Empreender para atualizar

Se você já possui um empreendimento e quer mudar algumas coisas, políticas internas, funcionalidades, etc, vamos dar algumas dicas que estão em alta em 2022.

  1. Transparência:

Cada vez mais os clientes, colaboradores, e até fornecedores, buscam transparência dentro da empresa. Definir bem os limites, explicar as funcionalidades, descrever produtos e serviços, ser transparente de modo geral, é uma das características mais buscadas. 

  1. Digitalização:

Com a chegada da pandemia, os serviços digitais foram os mais buscados. Disponibilizar seu empreendimento online é o melhor investimento que você poderá fazer nos próximos anos.

Disponibilize produtos, contatos, serviços, portfólios, tudo de forma digital. Anuncie no Google Ads, faça redes sociais, atendimento 100% online, encomendas, entre outras coisas. Lojas digitais funcionam 24 horas por dia, aumentando o número de vendas. 

Comércios que não existem na internet são eliminados do imaginário dos clientes.  

  1. Bem-estar 

Investir no bem-estar dos funcionários é essencial para um empreendimento de sucesso. Os empregados é que fazem a empresa, por isso, certifique-se de que todos estão bem amparados, não exija serviços desgastantes emocionalmente, mantenha sempre um clima agradável. 

Uma empresa feliz é uma empresa onde todos estão dando o melhor de si pelo empreendimento. 

Essas são algumas atualizações que você pode fazer na sua empresa, além do mais, invista em entender o cliente, coloque-o no centro do negócio, busque modelos de assinaturas, seja sustentável, recicle os produtos e mostre ao mundo o seu empreendimento. 

Empreender para começar

Agora, se você ainda não possui um empreendimento e está buscando os setores mais promissores dos próximos anos, temos algumas dicas para você.

  1. Setor infantil:

Mesmo com a pandemia, o setor infantil apresentou um bom resultado. Roupas, acessórios, utilidades, e tudo mais que você puder imaginar, são alguns dos produtos mais buscados nos últimos anos. 

  1. Marketing Digital:

Com a chegada da pandemia, a maior parte dos empreendimentos mudaram para a versão digital. Por isso, a demanda para produtos de marketing digital, sejam propagandas, criação de sites, anúncios pagos, ou até mesmo iniciar empreendimentos online, vem crescendo muito. 

Agora é necessário que todos os empreendimentos estejam disponíveis na internet, por isso, a demanda por profissionais da área continua crescendo sem freios, e com certeza é uma das maiores tendências deste ano.

  1. Setor PET:

O setor PET vem aumentando quase exponencialmente todos os anos, além dos acessórios, ração, brinquedos, roupas, o de serviços como, banho, tosa, veterinária, também estão sendo muito buscados.

Esse é um dos mais promissores empreendimentos de todos, mas vale lembrar, é importante amar o que faz, principalmente ao cuidar do animal dos outros.

Além disso, outros setores que estão em alta também são: mercado de produtos usados, com a preocupação da sustentabilidade, comércios de produtos de segunda mão apresentaram uma alta de quase 50% nos últimos anos.

Produtos personalizados: canecas, camisetas, banners, copos, artigos personalizados, etc. 

Cada vez mais as pessoas estão buscando itens exclusivos, seja para presentes ou para consumo, por isso, os empreendimentos de produtos personalizados continuam sempre em alta. 

Essas são algumas ideias para o seu empreendimento neste novo ano.

A melhor maneira de fazer seu empreendimento dar certo, é amando o que se faz, por isso, busque mais tendências dentro de seu nicho, identifique a que mais te agrada, e invista nisso.

Para outras dicas úteis sobre empreendimentos digitais, acesse nosso blog para mais conteúdo exclusivo.

Receba Novidades No E-mail