Saiba como o valor do frete pode impactar nas suas vendas

Você sabia que o valor do frete pode interferir diretamente na decisão de uma se tornar sua cliente ou não?

Você sabia que, segundo pesquisas realizadas pela Sendcloud, cerca de 70% dos consumidores desistem de realizar a compra por causa do frete? Isso mesmo, as altas taxas de envio são motivo de desistência para mais da metade dos consumidores. 

Apesar disso, o e-commerce brasileiro registrou um faturamento recorde em 2021, com mais de 353 milhões de entregas, os comércios digitais movimentaram mais de R$161 bilhões de reais. Número este que poderia ser maior, caso o problema do das entregas fossem resolvido. 

Se você pretende abrir um negócio ou já possui um, é muito importante lidar da maneira correta com o custo de entrega. E para auxiliá-los, trouxemos este artigo, com os principais pontos, de como o frete pode impactar as suas vendas, entenda:

Principais problemas

Com a chegada da pandemia, os consumidores optaram muito mais pelas compras online para diversos produtos necessários, desde comida, itens de higiene até roupas. E os problemas com o frete começam a surgir antes do carrinho, clientes relatam que a falta de um preço claro, ou uma calculadora de custos, também são motivos de desistência. 

Outro empecilho bastante comum são taxas de entregas altas que superam em mais de 60% o valor do produto, geralmente são motivos de desistência. Taxas incertas de devolução também são mal vistas aos olhos dos clientes. 

Alguns consumidores também já sofreram com erros de cálculo na hora da entrega, ou até mesmo cobranças indevidas. 

O código de defesa do consumidor (CDC) não define uma regra para “frete abusivo”, porém, se a empresa estiver dando desconto em produtos e tentando recuperar o valor pelo frete, isso pode ser considerado uma infração do CDC. 

O frete também é um motivador para as compras, segundo pesquisas realizadas pela Ebit Nielsen, no ramo de delivery 78% dos entrevistados colocam “frete grátis” como promoção preferida. 

Como solucionar

Já entendemos que o frete pode ser um empecilho para a maioria dos consumidores, mas como podemos resolver isso? Algumas atitudes podem ser utilizadas sem muito esforço, tais como.

Mostre antecipadamente o preço

Disponibilize o preço do frete junto com o produto, assim o cliente pode calcular o preço antes de adicionar o item ao carrinho. 

Defina uma política de troca e devolução clara

Junto com o frete, as políticas de troca e devoluções devem estar expostas, e o preço para realizar tais ações, afinal, nem sempre os produtos servirão perfeitamente. 

Apresente alternativas

Se o preço do frete não puder ser reduzido, ofereça a alternativa de retirada em loja, ou mesmo diversas transportadoras que, embora elevem o preço, entreguem em um prazo mais curto. 

Utilize soluções criativas

Faça programas de fidelidade com seus clientes, ao comprar diversos itens, de frete grátis, ou mesmo um sistema de pontos que irão reduzir substancialmente os valores. 

Esse método é bastante utilizado por grandes empresas, como Amazon, Rappi e Mercado Livre, que fidelizam os clientes com programas de pontuação e frete grátis.  

Explique o preço

Caso não seja possível reduzir o preço do frete devido a distância ou fragilidade do produto, “explique” o motivo do preço, e para fazer isso é simples, coloque avisos em produtos caros de transportar e a localização da sua empresa, assim o cliente saberá a distância a ser percorrida, e o cuidado a ser tomado, justificando o preço.

Seja comunicativo

Informar é o melhor caminho, disponibilize canais de comunicação direta entre os clientes e sua empresa, dessa maneira você poderá melhorar ouvindo as críticas, e propor soluções para cada caso. 

Por fim

Entendemos então que o frete, assim como o preço e qualidade do produto, compõe um dos fatores primordiais para o cliente realizar a compra. Desta maneira, devemos sempre gerenciar as entregas da forma mais eficiente possível, atraindo mais clientes e fidelizando os antigos. 

Busque sempre novas possibilidades e fique de olho nas alternativas que a tecnologia oferece, além disso, aplique as dicas acima para melhorar o relacionamento com os seus clientes e o frete.

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