Marketplace e E-commerce: saiba as diferenças
Saiba as principais diferenças entre Marketplace e E-commerce e veja qual se adequa melhor a necessidade do seu negócio!
Com o crescimento das vendas onlines, novas formas de fazer negócio foram surgindo, entre as mais famosas podemos citar o marketplace e o e-commerce. Essas duas plataformas, embora pareçam similares, são distintas, e suas ferramentas são úteis para diferentes tipos de lojas virtuais.
Para entender melhor as características e ferramentas de cada um, é necessário entender um pouco do universo de lojas online. Por isso, trouxemos este conteúdo para explicar a diferença entre marketplace e e-commerce, para que você tome a melhor decisão para seu negócio virtual, acompanhe:
O que é e-commerce?
E-commerce significa literalmente “comércio eletrônico”. Desta forma, todas as lojas virtuais podem ser consideradas e-commerce, inclusive os marketplaces. Porém, quando as pessoas se referem mais especificamente ao e-commerce, elas querem dizer sobre lojas virtuais que vendem o próprio produto.
O setor de e-commerce no Brasil cresce significativamente a cada ano, já que as lojas virtuais têm ganhado cada vez mais espaço e confiança nos lares brasileiros.
O que é marketplace?
Marketplace, de modo superficial, é um “shopping”. O marketplace foi pensado para ser uma junção dos e-commerces, onde diversas empresas coexistem em um espaço que não é delas.
Esses shoppings eletrônicos são vantajosos para lojistas e clientes. Exemplos famosos de marketplace são: Mercado Livre, Americanas, Amazon, Shopee, Aliexpress, etc.
Ou seja, este “shopping eletrônico” é de livre acesso, onde diversas empresas e até pessoas físicas podem anunciar seus produtos.
E-commerce X Marketplace:
De modo geral, os E-commerce são lojas específicas que vendem seu próprio produto, já os marketplaces são diversas empresas negociando entre inúmeros clientes, por meio de uma plataforma mediadora.
Ainda assim, cada modelo possui suas peculiaridades, vamos analisar algumas diferenças:
- Variedade de produtos:
No marketplace a variedade de produtos é enorme, já que diversas lojas e empresas estão vendendo suas mercadorias.
Já no E-commerce, os produtos são específicos daquela loja em particular.
- Visibilidade:
Os marketplaces como Mercado Livre, Amazon, Shopee, etc, oferecem visibilidade para as empresas, uma vez que eles já possuem seus visitantes diários. Em 2017, somente o Mercado Livre já possuía mais de 211 milhões de usuários registrados, e mais de 10 milhões de vendedores.
Porém, a competição por um espaço é maior, já que diversos produtos iguais são anunciados.
Já no E-commerce, suas visitas diárias ficam limitadas ao seu site, contudo, o dono possui um controle maior sobre todos os aspectos do seu comércio, inclusive sobre propagandas e visitantes, podendo mapear e entender melhor seus consumidores, fazendo com que eles aumentem consideravelmente.
- Lucros:
A princípio, os marketplaces são investimentos iniciais mais baratos, já que sua plataforma já está pronta. Porém, essa facilidade tem um custo, já que cada marketplace cobra uma comissão por venda.
Essa comissão pode ser bastante alta em alguns casos, porém, os marketplaces permitem um volume grande de negociações, o que pode tornar o seu lucro razoável.
Já no E-commerce, as comissões não existem, além dos baixos custos de manutenção do site, o empreendedor pode gerenciar todo o lucro.
- Competitividade:
A competitividade nos marketplaces diz respeito à “vitrine” das lojas, que vários produtos semelhantes são anunciados, com preços bastantes competitivos.
Já no e-commerce a competitividade é menor, porém, ela não deixa de existir, uma vez que existirão outros sites concorrendo com o seu. Por isso é importante manter o seu negócio virtual sempre atualizado e funcional.
- Logística, pagamentos e pós venda:
No e-commerce o empreendedor tem o controle de tudo, desde receber os pedidos, até encaminhá-los ao destinatário, processando os pagamentos e oferecendo um pós venda. O atendimento pode ser mais especializado, criando um acompanhamento sob demanda, que fideliza o cliente.
Já no marketplace, algumas tarefas podem ser automatizadas. A depender do marketplace, é necessário utilizar as ferramentas do site, o que pode tornar todo o processo um pouco mais “fechado”.
Conclusão:
O marketplace e o E-commerce, não são concorrentes, ao contrário, são ferramentas que se completam. Se você é um empreendedor e está procurando como começar seu negócio na internet, o E-commerce é o primeiro passo para entrar no mundo virtual.
Aprendendo a controlar e gerenciar o E-commerce, os empreendedores ficam aptos para somar funcionalidades às suas lojas virtuais, utilizando o marketplace como uma ferramenta extra. Desta forma, se você precisa montar um e-commerce de qualidade, contate a Innsite. Para saber mais sobre esse serviço, acesse: Plataformas de E-commerce.
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