O que é site institucional?
Site institucional, ou também, página institucional, é o local de uma empresa na internet, um cartão de visitas que transmitirá todas as informações importantes de sua marca, produtos e serviços. Páginas institucionais possuem a função de condensar todas as informações importantes respectivas à sua empresa. Antes da aquisição de qualquer produto, os clientes tendem a […]
Site institucional, ou também, página institucional, é o local de uma empresa na internet, um cartão de visitas que transmitirá todas as informações importantes de sua marca, produtos e serviços.
Páginas institucionais possuem a função de condensar todas as informações importantes respectivas à sua empresa.
Antes da aquisição de qualquer produto, os clientes tendem a procurar na internet a companhia que os fornece, por isso, sites institucionais possuem áreas como: “Sobre nós”, “Missão da empresa”, “Questões frequentes” e até “Trabalhe conosco”.
Como função primária, o site deve passar os valores da empresa, sua apresentação e metas, para que o cliente familiarize-se com o seu negócio.
Por que ter um site institucional?
Uma empresa que não existe na internet não é efetiva na mensagem que passa e no produto que vende. Hoje no Brasil, 74% da população tem acesso à internet, isso corresponde a 134 milhões de pessoas.
Com tantas pessoas conectadas, a fonte primária de informação, sem dúvida, é a internet, por isso a importância de se ter uma página institucional.
Geralmente sendo o primeiro contato do consumidor com a companhia, é de suma importância que essa página seja organizada e clara, que traga os valores e faça uma apresentação de respeito.
Um site institucional é o mínimo que uma companhia precisa ter, para ser relevante no mercado.
O que possui um site institucional?
O cartão de visitas deve ser planejado e organizado, não se limitando apenas à apresentar a empresa para possíveis consumidores, deve também unificar informações e servir de guia.
Ou seja, o site institucional deve possuir ramificações, que devem levar e apresentar as diversas áreas de sua empresa.
Apresentação da empresa: A apresentação deve ser o corpo principal do site, contando um pouco da história e conquistas. Empresas novas podem falar sobre os motivos de abertura, o porquê a empresa é confiável, quais as necessidades visam atender etc.
Desenvolvimento: Muito mais que a história, as companhias são feitas de valores, os quais devem criar uma afinidade com o consumidor. Falar sobre a missão, a razão do empreendimento, a visão para o futuro são pontos chave para a conexão bem sucedida.
Produtos e serviços: O site institucional não é uma loja virtual, mas pode divulgar os serviços oferecidos, detalhes e qualidades para que o cliente se familiarize com seu produto.
Complementos: O corpo do site pode levar para outras áreas que complementam o conteúdo oferecido. Ligar o site institucional às redes sociais, lojas, contatos e blogs, é um acabamento interessante.
Obviamente cada página possui suas características únicas, alguns possuem relatos de clientes, cases de sucesso, entre outras coisas. O importante é organizar todo seu escopo de informações, de uma maneira que fique claro para o potencial consumidor.
Vantagens de um site institucional:
- Presença na internet: Raramente uma marca terá uma imagem boa na mente do cliente se não possuir uma página online.
- Credibilidade: Layout e design bem feitos, conteúdo rico, informação clara e de fácil acesso, cria uma relação de confiança e passa credibilidade ao consumidor.
- Custo-benefício: Com um custo mais acessível do que as mídias tradicionais, o marketing digital possui um alto alcance e um ótimo custo-benefício.
- Maior controle: A internet permite que a empresa atinja seu público alvo diretamente, com maior controle nas informações que são divulgadas e o que o público recebe, uma ótima receita para aumentar o engajamento orgânico.
- Relação direta com o cliente: Com um feedback quase instantâneo, os sites podem oferecer uma relação direta com o cliente, ouvindo suas necessidades e sanando suas dúvidas, a empresa pode melhorar sua relação com o consumidor.
Conclusão:
Um site institucional tornou-se uma necessidade para as companhias, estar presente na internet, agora, é o primeiro passo para um negócio de sucesso.
Para além de informações, esse é o corpo virtual da empresa, a extensão de seus membros tão cruciais quanto toda a operação, por isso, não deixe de investir numa boa página institucional.
Produza conteúdo, organize-se e esteja presente, afinal, proatividade é o requisito para qualquer empresa.
Se gostou do conteúdo não deixe de nos seguir no Instagram. Para mais conteúdo de qualidade não deixe de assinar nosso blog.