Trends: Saiba identificar conteúdos em alta antes dos seus competidores
Quando pessoas e empresas se veem sob o desafio de produzir conteúdo para a sua audiência, normalmente pensam em aspectos como relevância e estética da informação. No entanto, também é preciso observar a temporalidade em que o conteúdo a ser compartilhado será visto no Trends. É possível fazer pautas frias, mornas ou quentes. Com a […]
Quando pessoas e empresas se veem sob o desafio de produzir conteúdo para a sua audiência, normalmente pensam em aspectos como relevância e estética da informação. No entanto, também é preciso observar a temporalidade em que o conteúdo a ser compartilhado será visto no Trends.
É possível fazer pautas frias, mornas ou quentes. Com a usabilidade instantânea, tanto para produzir quanto para consumir, publicar conteúdos em um timing único e à frente dos seus competidores pode ser o grande diferencial para você fazer parte de uma tendência ou apenas segui-la sem adquirir notoriedade.
Se o assunto que está em alta possui relação com o seu negócio, fica ainda mais importante ter uma postura proativa, afinal de contas, você pode ser uma voz de credibilidade no assunto e o público não só espera isso de você, como também irá reconhecê-lo por isso.
Se a sua intenção é ser um player ativo digitalmente, existem alguns caminhos para ter um conteúdo que está sempre atualizado com o que acontece em tempo real. Você pode se antecipar a todo mundo e criar algo novo, ou seguir as tendências de uma forma que o seu conteúdo possa agregar valor ao assunto, de uma maneira em que se fomenta a discussão sem perder o timing.
Como seguir os assuntos mais comentados do momento?
Esse trabalho precisa de uma boa expertise que esteja pronta para monitorar tudo o que está acontecendo na web e identificar possíveis brechas que ainda podem ser exploradas. O valor desse tipo de conteúdo é o de ‘surfar na onda’ do tráfego, ou seja, aproveitar o foco do assunto para se inserir por meio dele.
Existem ferramentas importantes que você deve utilizar em seu dia a dia para ficar bem informado sobre as pautas mais debatidas no momento em que você as busca:
– Redes Sociais
Ao contrário dos veículos tradicionais de imprensa, as redes sociais possuem amplo espaço para feedback do público sobre os assuntos e por isso podem ser utilizadas como um bom termômetro para você. No entanto, não se restrinja ao seu feed. É preciso ter uma rotina de seguir páginas, grupos e influenciadores que possuam alguma relação com você e ir atrás de assuntos e seus comentários. Estar presente em todas as redes pode lhe dar maior cobertura, no entanto, focar naquela que mais tem o perfil do seu negócio certamente lhe dará mais insights para o seu conteúdo.
– Trending Topics (Twitter)
Ainda com os pés nas redes sociais, o Trending Topics do Twitter é indispensável. Na parte direita de seu layout, aparece um ranking dos assuntos do momento segmentado por áreas de interesse, com hashtags e número de tweets por exemplo. Se atente nessas informações para avaliar se o assunto está em alta ou se já está em saturação.
– Google Trends
O Trends oferece uma visão que engloba o buscador do Google, notícias e YouTube. O seu diferencial é o detalhamento de seus relatórios instantâneos, que dão um contexto mais elaborado para a sua análise, ao produzirem dados demográficos e geográficos do público.
– Quora, Reddit e BuzzSumo
Essas três ferramentas ainda não são muito disseminadas no Brasil, mas mesmo assim, fornecem mecanismos valiosos para encontrar você insights. Enquanto o Quora lista perguntas e respostas que os usuários estão fazendo neste exato momento, o Reddit é um bom classificador de conteúdos por relevância.
Já o BuzzSumo, por sua vez, possui uma função mais específica e complementar: ele não só lista os assuntos por densidade de menções, como também identifica demandas em assuntos que podem ser de interesse público, mas que ainda possuem pouca oferta de conteúdos.
Como criar conteúdo que vira tendência nos Trends?
O que ganha destaque com a audiência tem uma característica em comum sempre que isso acontece: ineditismo. Criar um conteúdo novo é gerar uma nova informação, mudar consideravelmente sua leitura sobre o tema ou estética. Não é fundamentalmente necessário ter um novo tema ou assunto para ser abordado, afinal de contas, o conteúdo precisa dialogar com a sua marca. A criatividade sim, é imprescindível para enxergar novas abordagens para um mesmo assunto, de forma que você traga algo ainda pouco explorado e que cative a curiosidade do seu leitor.
Um mecanismo utilizado pela Innsite é criar uma agenda de publicações com um cronograma. Dessa maneira, se trabalha com antecedência uma pesquisa inteligente de temas e suas demandas para a criação dos conteúdos futuros, seguindo uma ordem de datas e eventos futuros que são previsíveis.
Com essa base e auxílio das ferramentas de pesquisa, conseguimos levar conteúdo inédito para clientes que se destacam pelo conteúdo!
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