5 sinais de que seu site pode estar desatualizado

Veja 5 sinais que mostram que seu site está precisando de uma atualização.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
5 sinais de que seu site pode estar desatualizado

O mundo hoje é digital, pesquisas realizadas pelo comitê gestor da Internet do Brasil, revelam que em 2020 o país já contava com mais de 152 milhões de usuários, um aumento de mais de 7% em relação ao ano anterior.

E com o advento da internet, a maneira de consumir mudou, seja conteúdo, produtos físicos ou mesmo conhecimento. Não importa o tamanho da empresa, estar disponível na internet é essencial para o sucesso dos negócios.

Deste modo, o site das empresas deve ser capaz de comunicar eficientemente toda a política da empresa, assim como divulgar contatos, produtos e serviços. Não é uma tarefa fácil, ganhar espaço na internet pode ser trabalhoso, porém, o retorno gerado por um excelente site é compensador.

Por isso, é importante ter um site sempre atualizado. Pensando nisso, trouxemos um artigo com 5 sinais que o seu site pode estar desatualizado, veja a seguir:

Algoritmo

O primeiro passo é entender o algoritmo do Google, e de alguns outros buscadores importantes na internet.

De maneira geral, o algoritmo é o código que indexa os sites que existem na internet. Ou seja, é ele que decide qual site irá aparecer no buscador ou não, quais ficarão nas primeiras páginas ou nas últimas.

Isso é importante porque ter um site bem ranqueado no Google, pode gerar mais vendas para você, uma vez que os sites que aparecem primeiro são, obviamente, mais acessados.

O Google presa por alguns aspectos importantes, como por exemplo:

  • Segurança do site (HTTPS);
  • Velocidade de acesso;
  • Velocidade de resposta;
  • Layout intuitivo;
  • Segurança dos dados (Cookies);
  • Conteúdo atualizado e de qualidade.

Esses são apenas alguns dos aspectos verificados pelo novo algoritmo do Google 2021. Temos um artigo específico sobre esse tema, se tem interesse num site ainda melhor, acesse-o aqui.

Isso nos leva aos motivos de um site estar desatualizado, ou seja, não estar em conformidade com esses aspectos mencionados acima.

O primeiro por exemplo:

1) Não aparecer nas pesquisas:

Um site desatualizado não será indexado no Google. Isso porque o buscador presa por dar a resposta mais rápida ao usuário, desta maneira, ele deve achar o que busca logo nas primeiras páginas.

Se o seu site não possui o conteúdo bem divido, com informações claras, palavras-chave sobre o conteúdo, e até um layout fácil de entender, ele será perdido entre os milhões de sites existentes.

Ou seja, se o seu site não está aparecendo no Google, ele provavelmente está desatualizado. Procure sempre manter atualizações constantes e aderir a um padrão de qualidade.

2) Informações desatualizadas:

As informações estão em constante mudança, algumas coisas que funcionavam ontem, podem não funcionar hoje. O Google presa pelos sites que possuem informações atualizadas e corretas, inclusive no uso da linguagem.

Para manter-se no jogo, é necessário ficar antenado nas mudanças, principalmente da sua área. Traga novidades, atualize o conteúdo antigo, e seja o primeiro a trazer informações novas e corretas.

3) Lentidão no carregamento:

O novo algoritmo de 2021 leva em conta a velocidade de carregamento. Sites que demoram mais de alguns segundos para carregar seu conteúdo completo, serão descartados pelo código automaticamente.

Dessa maneira, é necessário também manter-se atualizado no que há de mais novo em servidores e sites, prezando por um código leve, que irá carregar tudo o mais rápido possível.

4) Recursos sem funcionamento:

Outro ponto importante, é manter o site sempre em total funcionamento. Páginas com links quebrados, endereços que não funcionam e até recursos sem funcionamento, serão jogados para o final das pesquisas.

Site desatualizado
Close-up of woman sitting at table and buying clothing via online store using credit card, focus on computer screen

Por isso, manter o site atualizado também significa mantê-lo funcional. Evite páginas em excesso, ferramentas sem utilidade, e até conteúdo desnecessário. Isso irá ajudar o Google a melhor indexa-lo, e manterá o seu site mais leve, para um carregamento mais rápido.

5) Design ultrapassado:

Quando compramos um produto a primeira coisa que nós percebemos é o design do produto, sua aparência, formato, defeitos e qualidades. O mesmo é válido para um site, a aparência nesses casos, importa muito.

Sendo assim, o melhor é ter um design atualizado, bonito, funcional, que irá atrair as pessoas a utilizarem o seu site de forma eficiente. Estar num ambiente agradável é fundamental para querer continuar nele.

Meu site está desatualizado, e agora?

Não precisa se preocupar, um site desatualizado pode ser completamente renovado em algumas etapas. Entender e analisar os problemas é o primeiro passo para solucioná-los.

E para entender mais profundamente os problemas que podem estar afetando o seu negócio digital, veja aqui no Blog nossos outros artigos. Informação de qualidade é o primeiro passo para se atualizar no mercado.

E para uma solução profissional, você pode contar com a Innsite. Somos especialistas em negócios digitais, e podemos ajudar você a deixar o seu site melhor.

Acesse nossa página de serviços e descubra as soluções que você precisava para o seu negócio, ou se preferir nos chame pelo WhatsApp.

Receba Novidades No E-mail

Open chat
Precisa de ajuda?