Como reter visitantes no meu site?

16 Out, 2020

Sua questão é muito pertinente. Ao longo deste artigo você verá com mais clareza que existem algumas variáveis que determinam a sua retenção.

 

A solução para diminuir a taxa de rejeição do seu site pode estar em um ou mais de um desses quesitos. Confira!

 

Usabilidade otimizada

 

Um dos segredos para que seu site tenha uma boa usabilidade é pensar com a cabeça do usuário. Faça esse exercício. Dê boa visibilidade ao que ele busca e ofereça os caminhos que ele provavelmente irá desejar em sua navegação. Isso torna a experiência com seu site mais agradável e responsiva, além de potencializar seus fluxos de interação.

Faça uma boa dosagem com as informações que são dispostas. Nada de grandes blocos de texto ou pop-ups em demasia. Varie os formatos para apresentar o que deseja. Coloque alguns vídeos e imagens que substituam textos de forma que evite a saturação do conteúdo e deixe tudo mais interessante.

 

Velocidade

 

Você já desistiu de entrar em um site depois ao ver que ele demorava muito para carregar? Sim, isso acontece com todo mundo e faz parte do perfil de comportamento ansioso do usuário digital.

Por isso, aumentar a velocidade do seu blog é um passo essencial para aumentar seu tráfego e principalmente manter as pessoas em seu site.

A usabilidade do site depende muito de sua velocidade de navegação. Atenda isso apostando em poucos, porém competentes recursos. Se preocupe com os possíveis gargalos, meça os limites e trabalhe sempre com folga.

 

Blog e conteúdo

 

O blog é uma das principais ferramentas para reter pessoas em seu site. Um bom conteúdo que agregue valor serve de porta de entrada para seu cliente chegar até você e ter um elo para conhecer os produtos e/ou serviços que sua empresa tem a oferecer.

 

Encare todo post que fizer em seu site também como um produto e de alta qualidade, que entregue o que promete e que dê ao usuário a vontade de saber mais sobre o que você está falando.

 

 

Link Building

 

Ter uma boa estrutura de hiperlinks é fundamental pois é ela que vai dar o caminho alternativo para a rejeição. Afinal de contas, do que adiantaria ter um conteúdo excelente se não há nada a se fazer depois dele?

 

Para melhorar seu link building, aglutine links Internos e externos. Os links externos apontam seu domínio para um outro domínio fora de seu site.

Eles podem ser links de referências do seu blog, por exemplo.

 

Já os links internos só apontam para o seu site ou domínio específico. A barra de menu na parte superior do seu site ou a página de contatos são exemplos de links internos, no entanto, podem ser considerados elementares e insuficientes para um ótimo trabalho de link building.

 

O ideal é que todos os conteúdos e páginas de seu site estejam interligadas, não só por meio de hiperlinks como também por assunto e objetivo. Faça um fluxograma mapeando os elos entre as páginas e se lembre de atualizar essa rede a cada novo conteúdo postado.

 

 

Faça testes, produza relatórios e analise suas métricas

 

Cada passo deve ser observado. Faça testes A/B e análises mais aprofundadas do tráfego de seu site, observando as métricas de acordo com cada mudança que é feita em uma página dele.

 

Dessa maneira é possível estudar cada movimento e aferir um diagnóstico mais preciso para o motivo de uma possível rejeição, bem como também será possível visualizar com mais clareza qual solução performa melhor. Seu trabalho fica mais assertivo e os resultados melhoram!

 

 

Branding também é importante para reter mais em seu site

 

A última dica não diz respeito ao site, mas algo que interfere diretamente na retenção dele. Uma boa marca vai além do seu produto. Ela se comunica e aposta em um relacionamento duradouro, podendo adquirir voz de autoridade e apelo afetivo com o público de seu segmento de atuação.

 

Dessa forma, a audiência que te acompanha pelo Instagram, Pinterest, Linkedin ou Facebook possui mais chances de produzir um tráfego mais qualificado e com maior retenção em seu site.

 

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