Marketing digital, o fenômeno para divulgação da marca e força de vendas

27 Jun, 2019

O marketing digital é, sem dúvidas, o maior fenômeno quando o assunto é divulgação da marca e força de vendas.

 

Mesmo durante a recessão, as empresas continuaram investindo em marketing digital, já que uma boa estratégia ajuda a alavancar as vendas. Atualmente, 87% dos brasileiros utilizam algum tipo de estratégia de marketing no meio digital.

 

Hoje em dia é difícil encontrar alguém, especialmente um empreendedor, que não tenha ouvido falar sobre marketing digital. Você mesmo pode ser esse empreendedor, mas ainda não consegue entender ao certo o que é, e por que ele é tão importante para qualquer negócio. Não importa se você vende serviços ou produtos, o seu negócio precisa fazer parte do mundo digital.

 

Outro dado importante é que ele é uma ótima alternativa para aumentar as vendas. A estimativa é de que 70% dos usuários já fizeram alguma compra após ver algo sobre a empresa, seja por meio de redes sociais, seja por e-mail marketing, entre outros meios de comunicação digital.

 

Diante dessas estatísticas, você certamente está curioso para saber mais sobre o marketing digital e como ele pode ser utilizado para a sua empresa gerar mais negócios! Continue a leitura abaixo!!

O que é Marketing Digital afinal?  Marketing digital, o fenômeno para divulgação da marca e força de vendas 1

O marketing digital é uma forma que as empresas encontraram de promover os seus produtos e serviços por meio de mídias digitais. Também se tornou um ótimo meio de comunicação entre a empresa e os clientes, uma forma de comunicação mais direta. Isso cria maior interação com o público-alvo que, por sua vez, gera mais clientes.

Essa nova forma de fazer marketing surgiu por conta da necessidade do momento. Em um mundo onde quase tudo é feito de maneira online, seria impossível continuar fazendo marketing apenas na forma tradicional com panfletos, propagandas na TV, outdoors, entre outros recursos já conhecidos.

Marketing digital, o fenômeno para divulgação da marca e força de vendas 2Mas, para fazer um bom Marketing Digital para sua empresa, é preciso muito mais do que postagens em redes sociais sem nenhum tipo de estratégia. Vejamos um pouco sobre como ter sucesso na internet com o marketing.

Quais são os principais conceitos dentro do Marketing Digital?

 

Para usar o marketing no meio digital e assim melhorar o desempenho da sua empresa, é necessário ter o conhecimento de alguns conceitos básicos e essenciais para montar a sua estratégia. Vejamos alguns:

  • Inbound Marketing: é uma estratégia de marketing bastante usada no meio digital que ajuda a atrair pessoas para o seu negócio. É o contrário do Outbound Marketing;
  • Público-alvo: é o grupo de pessoas que você deseja atingir por meio do marketing. Ele tem idade, emprego, estado civil e alguns dados básicos;
  • Persona: é uma pessoa com expectativas, sonhos e desejos, que está dentro do público-alvo traçado. É o cliente que você deseja atingir;
  • SEO: o SEO são estratégias de conteúdo usadas em blogs e demais conteúdos para otimizar o tráfego nos mecanismos de pesquisa. Isso quer dizer que, um SEO bem trabalhado faz com que a sua empresa chega encontrada com mais facilidade em buscadores como o Google;
  • CTA: call to action ou chamada para ação. É uma forma de incentivar o usuário a tomar uma atitude como assinar a newsletter, baixar um ebook, falar com a empresa, entre outras.

Como usar o Marketing Digital na prática?

Agora que você já sabe o que é Marketing Digital e os principais conceitos relacionados a ele, vamos compreender agora como ele pode ser utilizado pela sua empresa para conquistar mais clientes e, consequentemente, alavancar as vendas!

Passo 1: faça a análise do seu segmento

Antes de começar a planejar a sua estratégia de Marketing Digital, você precisa entender um pouco o posicionamento do seu produto ou serviço no mercado atuante. Há ameaças e oportunidades? Como são elas e como lidar? E dentro da empresa, quais são as forças e fraquezas e como isso pode ser melhorado para fortalecer a estratégia de marketing?

A partir dessas informações, ficará mais fácil traçar metas de curto, médio e longo prazo. É interessante também fazer a análise do ambiente externo (legislação, concorrentes, entre outros elementos) e também do ambiente externo (fornecedores, funcionários, clientes, persona e outro).

Passo 2: planeje

Toda boa estratégia deve começar com um planejamento e aqui não é diferente. Usando as informações obtidas no passo anterior, fica mais fácil construir metas realistas, que possam ser cumpridas dentro do espaço de tempo proposto.

Marketing digital, o fenômeno para divulgação da marca e força de vendas 3

Passo 3: conheça o seu cliente

Conhecer o cliente é essencial para ter uma estratégia de sucesso, afinal de contas, todo o trabalho e empenho que você tem é para ele. Por isso, é muito importante descobrir quem é o seu público-alvo e estabelecer uma persona. Assim, todo o seu planejamento será baseado pensando nela.

Passo 4: estabeleça os meios utilizados

O Marketing Digital dispõe de diversos meios de comunicação com o seu público. Você pode ter um blog para sua empresa (essencial para aparecer entre os primeiros resultados do Google), perfis nas redes sociais (não precisa ser em todas, apenas naquelas que têm mais a ver com o seu nicho de negócio), podcasts, vídeos para o YouTube e demais redes sociais como o Instagram.

Passo 5: tenha um calendário editorial

Um calendário editorial é um documento no qual estará toda a estratégia de Marketing Digital da empresa. Nele, você colocará quais conteúdos serão criados, em que dia, por quem e quando serão publicados. Lembre-se de adicionar os mais diversos tipos de conteúdo, assim, você consegue agradar mais a sua persona. Imagem, áudio, texto são ótimas opções. Os vídeos são o futuro do marketing, não é por acaso que o YouTube é o segundo maior buscador do mundo, perdendo apenas para o Google.

Passo 6: analise as métricas

Uma das grandes vantagens que oferece é que, ao contrário de uma propaganda na TV, você consegue saber quantas pessoas viram o seu conteúdo, quanto tempo elas ficaram na sua página, se clicaram em algum link, em que horário e em que dia isso aconteceu, entre outras informações valiosas. As métricas conseguem oferecer um excelente feedback para que a empresa consiga aperfeiçoar o planejamento de marketing.

Marketing digital, o fenômeno para divulgação da marca e força de vendas 4

Sem dúvida alguma, o Marketing Digital tem se tornado um poderoso aliado para as empresas e, atualmente, é impossível pensar em fazer negócios sem ele. Podemos falar de diversas empresas que cresceram graças ao Marketing Digital como a AVEP, uma pequena empresa que viu o número de clientes crescer em 32%. Outra empresa é o grupo financeiro Par Mais, que tinha uma média de 2 mil visitas mensais e aumentou esse tráfego para 26 mil.

 

Quer aumentar os seus números também? Entre em contato com os nossos especialistas e descubra como!

 

INNSITE AGÊNCIA WEB 
www.innsite.com
(15) 3326-5525
contato@innsite.com.br