E-mail marketing: posso mandar o mesmo e-mail para meus contatos?

24 Jan, 2019

Há muito tempo, o e-mail era visto como algo ruim pelos usuários. Diversas empresas enviavam mensagens com ofertas de produtos e serviços que eles não conheciam e lotavam a caixa de entrada com informações desnecessárias. Porém, com o Inbound Marketing, o e-mail marketing mudou e está muito melhor.

 

As empresas agora visam ter um relacionamento com o seu cliente e não apenas vender um produto. Na verdade, a venda torna-se uma consequência desse relacionamento, pois o cliente passa a confiar e a acreditar no seu estabelecimento e em você.

 

Mas ainda há diversas dúvidas sobre o e-mail marketing, pois os produtos e serviços têm se tornado, cada vez mais, especializados e enviar o mesmo e-mail para todos os contatos pode não ser uma boa ideia. Porém, se você tem 10 mil emails no seu mailling, por exemplo, fica inviável enviar uma mensagem diferente para cada um deles.

 

Por isso, vamos te explicar agora como fazer isso da melhor maneira possível, o que deve ser feito e o que deve ser evitado na hora de montar o seu e-mail marketing!

 

Posso enviar o mesmo e-mail para todo mundo?

 

Sim, você pode fazer isso, desde que tenha alguns pequenos cuidados como, por exemplo, adicionar o nome do contato no corpo do e-mail ou até mesmo no assunto. Isso ajuda a humanizar e a trazer maior personalização para o e-mail. O seu leitor se sentirá único e que não é apenas mais um contato no meio de tantos outros.

 

Uma outra estratégia que pode e deve ser feita é a segmentação desses contatos. Isso é necessário para que, por exemplo, uma pessoa que ainda não fez uma compra receba um e-mail voltado para quem já a realizou. Fica sem sentido e o leitor pode até te colocar na lista de spam. Para isso, você pode usar a Automação de Marketing.

 

Como segmentar os contatos de e-mail?

 

A segmentação do seu público-alvo é de extrema importância para ter os resultados desejados com o seu e-mail marketing. Como já foi dito, alguns e-mails são voltados para um público específico, pois os objetivos são diferentes.

 

Por exemplo, quando enviamos um e-mail para alguém que já entrou no site e se inscreveu na sua lista, esse e-mail não precisa falar necessariamente de um produto. Ele pode tentar encontrar quais os problemas que aquela pessoa enfrenta no momento, para que assim você possa enviar a solução. Nesse caso, o seu objetivo é ganhar mais um cliente.

 

No caso de uma pessoa que já fez uma compra, o e-mail precisa ser voltado para ajudá-la com essa compra ou perguntar se ela está gostando do produto ou serviço. Se encontrou algum problema e se mostrar solícito para resolvê-lo, são mensagens que devem ser próprias para esse público específico. É recomendada também após a primeira compra uma pesquisa de satisfação, assim você descobrirá como está sendo o atendimento na sua empresa, fazendo isso estará sendo solícito e ainda poderá fazer melhorias no atendimento.

 

Já nesse caso, o que você deseja é fidelizar o cliente, fazer com que ele compre novamente e indique a sua empresa para outras pessoas.

O que você precisa para segmentar?

 

Existem alguns “truques” que podem te ajudar nessa parte tão importante na sua estratégia de e-mail marketing. Veja alguns:

 

  • Tenha mais informações sobre os seus contatos: isso pode ser feito, por exemplo, no momento da inscrição do e-mail. Peça dados como idade e profissão, por exemplo;
  • Crie uma persona: com esses dados, você pode criar uma persona que é como um esboço do seu real cliente, é quem você deseja atingir;
  • Verifique o estágio de compra no qual a persona se encontra

O que não fazer na hora de criar o e-mail marketing?

 

Existem algumas coisas que você não deve fazer em nenhuma hipótese quando o assunto é e-mail marketing.

 

A primeira delas é não comprar uma lista de e-mails. Isso vai manchar a reputação da sua empresa considerando que aquelas pessoas não deram autorização para que você envie e-mails a elas. A sua empresa irá diretamente para a caixa de spam. Além de que você terá no seu mailing pessoas aleatórias, que não são sua persona, ou seja, são pessoas que não tem interesse em seu produto/serviço. Você deve apenas enviar e-marketing para aquelas que converteram por meio de conteúdos relevantes que você criou, fazendo isso poderá ter um mailing que te trará mais resultados. E ainda assim fazer um acompanhamento é recomendado que após 6 envios de campanhas, não enviar mais para Leads Desengajados. Outro ponto importante é não falar apenas da sua empresa. Em vez de falar como a sua empresa é e o que ela faz, mostre os benefícios que os seus produtos e serviços podem oferecer para o leitor.

 

Sente dificuldade na hora de fazer o seu e-mail marketing? Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas!

 

 

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