Por que automatizar? Para ganhar tempo?

27 Jun, 2019
Por que automatizar? Em primeiro lugar, você sabe o que isso significa? A automatização é uma forma de utilizar ferramentas como softwares para que algo que antes era feito de forma manual, passe a ser feito de forma automática, sem a necessidade de dar o comando. E, como se pode imaginar, há muitos benefícios nisso.

Um exemplo bem simples de automação dentro do marketing digital que você mesmo já pode estar usando e nem sabe que é uma forma de automação. Quando você programa os posts das redes sociais da sua empresa e dos seus clientes para que eles sejam postados no feed sem a necessidade de colocá-los lá de forma manual. A sua equipe está automatizando os processos.

Agora que você já sabe o que é automatizar e já tem uma pequena ideia de como isso pode ajudá-lo, veja todas as vantagens que a automatização de processos pode oferecer!

Maior produtividade

Com a automatização, a sua equipe será capaz de realizar as mesmas tarefas de forma mais rápida e sem perder a qualidade. Isso porque, como parte do processo já é feito de forma automática, há mais tempo para que os seus funcionários foquem em outras questões da empresa. E, é claro, que como qualquer empreendedor  ou gestor, você quer que a sua empresa seja mais produtiva.

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Uma maior produtividade pode mostrar o potencial da empresa que estava “escondido” por conta das diversas tarefas simples que ocupavam os funcionários. Essa automação também pode ajudar a realocar pessoas dentro da empresa, colocando funcionários em setores de maior necessidade como o de atendimento ou vendas, por exemplo.

 

 

Setores mais integrados

Para que um negócio possa funcionar bem e alcançar o sucesso esperado e ir além dele, todos os setores da empresa precisam estar mais conectados e devidamente integrados com a empresa. Isso pode acontecer quando um software de automação consegue integrar todos os setores da empresa em um só programa.

Por exemplo, um produto foi vendido. Isso significa que um produto a menos no estoque e o pessoal do almoxarifado precisa saber dessa informação. Normalmente, o setor de vendas envia um relatório diário para passar esses dados. Porém, com um software de automação, a quantidade daquele produto no estoque diminui automaticamente e todas as outras informações relacionadas a ele também são alteradas.

Análise de desempenho

Uma das grandes vantagens que um sistema de automação pode oferecer é a análise de desempenho. Muitos softwares acabam montando, de maneira automática, relatórios que podem ser utilizados para empresa para que ela identifique quais são os pontos fortes e os pontos fracos, o que pode ser melhorado e o que precisa ser modificado.

Isso ajuda a empresa a focar seus esforços no que realmente é necessário e assim, elimina custos com “soluções” que não são necessárias ou mais urgentes nesse momento. Isso não só melhora os processos internos como também oferece maior poder competitivo para o seu empreendimento.

Redução dos custos

Quem não quer reduzir os custos da empresa? Usando o sistema de automação é mais fácil descobrir quais são os gargalos e assim, quais são as tarefas que precisam ser modificadas para consumir menos recursos, não só de dinheiro, mas de tempo e esforço. A redução de custos é uma consequência direta da automação.

De início, os empreendedores não querem investir na automação de processos porque tem um custo inicial que muitos acreditam ser elevado. Porém, é preciso pensar no médio e longo prazo, quando retorno desse investimento também chega na forma de reduzir os custos.

Melhor marketing digital

O marketing digital é uma realidade nas empresas brasileiras e a tendência é que isso cresça. Como dissemos no início desse conteúdo, a automação pode e deve ser utilizada para programar os seus posts nas redes sociais, porém, uma ferramenta como essa pode ir muito além.

Por exemplo, o e-mail marketing é uma estratégia excelente para conquistar mais leads e convertê-los em clientes e pode utilizar de sistemas de automação para isso. Pense em quantas pessoas se inscrevem na sua newsletter, e sua lista só crescendo e começando a ficar impraticável enviar um e-mail de boas-vindas sempre que já uma nova inscrição? Ruim isso para a imagem da sua empresa.

Além disso, não só de e-mail de boas-vindas vive uma estratégia de e-mail marketing. Você precisará enviar outros e-mails para a sua base de dados para nutrir esses leads fazendo com que eles sigam pelo funil de vendas até concluir uma compra. Enviar esses e-mails manualmente é impraticável quando se tem uma base de contatos extensa. Portanto, usar um sistema de automação é mais do que essencial.

Padronização

Se você tem a intenção de abrir uma franquia, o sistema de automação é muito importante para o seu negócio, pois ele consegue padronizar a forma com a qual são feitos os produtos. Por exemplo, digamos que o seu negócio seja um restaurante em larga expansão e que você deseja abrir filiais em diversos pontos da cidade. É claro que o padrão de qualidade deve ser mantido.Por que automatizar? Para ganhar tempo? 2

Com a automação fica mais fácil manter esse padrão, evitando erros, desperdício de tempo e de dinheiro. Com um sistema assim você não precisará, por exemplo, investir tanto em treinamentos. Uma mudança nesse processo, quando incluída no sistema, consegue informar a todos os gestores dos outros estabelecimentos.

 

Maior controle

Com a automatização fica muito mais fácil controlar o que acontece dentro da sua empresa. Com a ferramenta, será possível visualizar um panorama geral de tudo o que ocorre em cada um dos setores. Por exemplo, você pode analisar o setor de marketing para garantir que tudo está fluindo bem o bastante para ter o retorno determinado na meta.

Certamente você já entende por que automatizar e por que esse tipo de ferramenta ajuda a sua empresa e é essencial para alavancar os negócios.

Ainda tem dúvidas sobre como automatizar e por onde começar? Deixe-as aqui nos comentários!

 

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