Site ou loja virtual: qual é o melhor para a minha empresa?

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As vendas pela internet vêm crescendo a cada dia e a tendência para 2018 de acordo com a 36ª edição do ebit que foi publicada em Agosto registrou um crescimento de 3,9% no volume de pedidos comparando aos últimos dois anos e em 10,3% no aumento de volume de clientes comprovando que o consumidor está cada vez mais mudando sua mentalidade e se tornando um consumidor online.

Agora mais do que nunca, ter seus produtos e serviços expostos nessa vitrine mundial se tornou uma grande oportunidade de negócio.

Uma pesquisa realizada pelo Google em parceria com empresa Forrester Research mostrou que o comércio eletrônico terá um avanço de 12,4% ao ano aqui no Brasil até 2021.

Por esse motivo, muitas pessoas estão procurando uma forma de fazer vendas pela internet e conseguir ganhar dinheiro mesmo enquanto estão dormindo. Mas para isso dar certo é necessário tomar decisões muito importantes e a primeira delas é escolher entre ter um site ou loja virtual.

Qual é a diferença entre site e loja virtual?

Esses dois nomes se confundem muito e boa parte das pessoas entendem que loja virtual e site são a mesma coisa, mas não é bem assim.

De fato, o objetivo é o mesmo: converter em vendas. Porém, há uma sutil diferença entre um e outro já que a loja virtual usa um tipo de mecanismo para que o usuário possa realizar o pagamento, tornando-o mais intuitivo para o usuário.

A informação de dados para pagamento, endereço para entrega, um carrinho de compras online e outras características identificam uma loja virtual.

Normalmente é utilizado por quem tem produtos ou serviços para oferecer e deseja realizar as negociações ali mesmo no ambiente em que o usuário pode realizar todas as transações sozinho.

Já o site pode ser qualquer coisa. Por exemplo, um espaço na internet repleto de notícias como um jornal ou revista online é um site. Assim, o site pode ser  mais amplo em sua forma de divulgação, ele pode ser um local para encomendas, apresentação de uma empresa ou de um determinado trabalho, para entretenimento, galeria de imagens e vídeos, etc.

Tá mas e aí? Qual das duas opções: site ou loja virtual?

Você pode estar pensando que uma loja virtual é a melhor opção já que o seu objetivo é fazer vendas. Mas nem sempre essa é a melhor forma de pensar já que, cada caso é um caso e, assim, há uma solução diferente para cada situação ou necessidade.

Por exemplo, se você tem eletrônicos que deseja vender, a loja virtual pode ser a sua melhor opção. Lá você poderá colocar uma opção para que o consumidor compre o produto sem precisar entrar em contato com a empresa. Assim, as vendas acontecem mais rapidamente e sem muita intervenção humana.

Porém, para aqueles que oferecem serviços como academia, restaurantes e outros, o site pode ser a melhor escolha. Os serviços não são palpáveis e, portanto, podem precisar de uma explicação maior por parte da empresa sobre os detalhes do que está oferecendo. Você pode criar uma página para explicar melhor como funcionam os seus serviços, mas a palavra final precisa ser mais pessoal, ou seja, um contato direto com o consumidor.

Outro bom exemplo no qual um site funciona bem é para uma indústria. Montar um site institucional colocando a história da empresa, sua missão, visão e  valores e, ainda, outros dados relevantes é muito importante para passar uma maior credibilidade criando assim, um relacionamento com o cliente para contato e uma chamada pra ação e por consequência a conversão em vendas.

O que fazer para vender mais?

Agora que você definiu uma estratégia e já fez a sua escolha, site ou loja virtual, você precisará ter uma forte presença online se quiser atrair os consumidores e conquistar clientes.

A internet é um local de crescimento para os empreendedores, mas também é um ambiente de disputa acirrada. Você concorrerá com empresas do mundo inteiro e não apenas de uma região como acontece com as lojas ou empresas físicas de outros segmentos. Portanto, uma boa estratégia de marketing se faz necessária.

Você precisa estar nas redes sociais que o seu público-alvo está e naquelas que são mais compatíveis com o seu tipo de negócio. Ter um blog com conteúdos relevantes para educar o seu cliente e materiais ricos como e-books, infográficos e vídeos também são ótimas formas de atração.

Há muito material e muita informação na internet de como criar o seu próprio site ou loja virtual e de como fazer os clientes chegarem até você. Mas isso pode ser feito de uma forma melhor e mais rapidamente por pessoas especializadas no assunto como uma agência especializada no assunto.

Ainda ficou com dúvida sobre escolher site ou loja virtual? Fique tranquilo, estamos aqui exatamente pra te ajudar nessa decisão estratégica!

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